Português, perguntado por mariannepereirp881ig, 1 ano atrás

preciso de um texto sobre depressão e ansiedade​

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosoas
10

Resposta:

Explicação:

As festas de Natal e Ano Novo talvez sejam a época mais paradoxal do ano. Ao mesmo tempo em que ficamos mais introspectivos, lembrando do que aconteceu nos últimos meses e planejando os próximos, é um tempo de convívio, encontros e confraternizações. Mas, para quem não consegue responder com sinceridade, e sem engolir seco, à pergunta “como vai você” na hora da ceia, essa também é uma fase de muito constrangimento – e passível de muitas opiniões gratuitas. Se no geral opiniões gratuitas já não são bem-vindas, para quem sofre de doenças mentais, os pitacos desinformados não são apenas desconfortáveis, mas ameaças à saúde. E não estamos falando de doenças raras(pelo menos não desta vez), mas de ansiedade e depressão, patologias comuns que podem acontecer com qualquer até mesmo sem um estopim aparente.

Relativizar os sintomas da doença, ser tachado de louco, culpar o doente por não mostrar sinais de recuperação, condenar o uso de medicamentos e a necessidade de tratamento psicológico ou psiquiátrico são apenas algumas das situações que as pessoas que sofrem com transtornos psicológicos sofrem.

Mas ter depressão não é estar tristinho, é estar doente. Quem está depressivo e não consegue sair da cama não é preguiçoso, dorminhoco, nem está fazendo corpo mole, está recluso porque não tem condições de dar conta das atividades do dia a dia. Ter transtornos de ansiedade não é estar com borboletas no estômago para fazer uma viagem legal, tirar férias ou comemorar seu aniversário, é não conseguir aproveitar tudo isso por estar doente. Pânico, ansiedade e depressão não são frescuras nem chiliques – são quadros clínicos psiquiátricos que precisam ser tratados.

Assumir que o vazio, a apatia, a melancolia e a paranoia que as pessoas com ansiedade ou depressão sentem são características de doenças graves (assim como a glicose alterada da diabetes e a gastrite pré-úlcera), é o primeiro passo para que eles possam se recuperar.

Optamos por focar em circunstâncias que retratam casos de depressão e transtornos de ansiedade por serem as doenças psiquiátricas mais comuns em todo o mundo e também porque seus sintomas e respostas se manifestam em outras patologias – sendo assim, as duas mais universais.

Perguntas interessantes