preciso de um texto grande sobre a importância do meio ambiente e poluição so meio ambiente
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:A preservação do Meio Ambiente é fundamental ao mundo. Podemos citar dois pontos que confirmam essa importância: recursos esgotáveis e auxílio por parte dos vegetais no processo da produção de oxigênio. Com isso, vale dizer que nós estamos usando conforme necessidades e interesses individuais e sem nos preocuparmos com o amanhã.
Antes dos anos 2000, e com grande aumento populacional, falta de informações e de encorajamento por parte do setor público em fiscalizar o uso do solo e da água, a ideia era que ambos eram inesgotáveis e renováveis ao extremo. Foi com o grande avanço tecnológico, industrial e científico, que pesquisadores começaram a observar de maneira diferenciada o uso dos recursos naturais e a traçar metas para que eles permanecessem por mais anos, décadas e séculos. Para isso, países mais desenvolvidos começaram a se organizar e a realizar tratados internacionais, como resposta a uma tentativa considerada "sustentável", ou seja, o uso é delimitado com regras e condições e o recurso fica por mais tempo, se renova e produz seu fruto, flores e o próprio oxigênio.
Não somente o uso fica como importante, mas a questão do ar e das trocas gasosas realizadas pelos vegetais. Nós, seres humanos, devemos evidenciar cada vez mais a ideia e concepção de cultivo de plantas e árvores, consumo equilibrado de recursos, não ao desmatamento e o respeito à natureza, que tanto nos proporciona recursos lindos, utilizáveis e de extrema importância à sobrevivência humana.
Portanto, é complicado dizer sobre não uso, comércio e produção, mas é preciso e importante mencionar sobre as novas formas de manuseio, de técnicas sustentáveis, do cumprimento da legislação e maior abrangência da temática Meio Ambiente nas escolas de ensino básico / técnico e nas instituições de ensino superior. Assim, daremos a importância real e necessária aos recursos ambientais e naturais, o uso controlado e consciente e ao próprio controle da poluição e demais ações que agridem o ar que respiramos.
Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos ao meio ambiente. É a introdução na natureza de substâncias nocivas à saúde humana, aos outros animais e ao próprio ambiente, que altera de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas.
Alguns dos "vilões" da saúde humana e principais causadores da poluição ambiental são: a poluição do ar (queima de combustíveis fósseis, degradação do solo e das águas, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, etc); a poluição sonora; a poluição visual; a radiação nuclear (liberada pelas usinas), entre outras.
A poluição ambiental representa a degradação do solo, das águas e do ar, o que compromete a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades.
A humanidade depende da disponibilidade dos recursos naturais do planeta, e essa difícil conciliação entre o desenvolvimento e a sustentabilidade tem despertado o mundo para a progressiva redução da poluição ambiental.
Poluição atmosférica
A poluição da atmosfera é um dos problemas mais sérios das grandes cidades e também um dos que mais causam danos à saúde humana. A poluição do ar é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e partículas na atmosfera, causando o desequilíbrio dos já existentes.
Os principais poluentes lançados na atmosfera são:
Monóxido de carbono: produto da queima dos combustíveis;
Dióxido de enxofre: produto da combustão do enxofre presente nos combustíveis tóxicos;
Monóxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio: resultantes de qualquer combustão que ocorra na presença de ar atmosférico;
Chumbo: que costuma ser adicionado à gasolina para aumentar a octanagem;
Dióxido de carbono (CO2): produto de qualquer matéria orgânica. Embora encontrado naturalmente na atmosfera, quando lançado em excesso provoca desequilíbrios.
A chuva ácida, o efeito estufa, a inversão térmica, a ilha de calor, a destruição da camada de ozônio, são algumas das consequências da poluição do ar atmosférico.