Preciso de um texto argumentativo sobre o livro senhora de josé de alencar, exclusivo. por favor!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na primeira parte do livro conhecemos a protagonista de nome Aurélia Camargo. Num primeiro momento a conhecemos rica e frequentadora dos bailes da alta sociedade. Estava sempre acompanhada de uma parenta chamada D. Firmina, afinal neste ponto da vida já era órfã.
A sociedade da época não aceitava mulheres independentes ainda. Por mais que Aurélia fosse responsável por tudo, tinha a companhia de um tio e de D. Firmina, para ser bem vista socialmente.
Essa acompanhante a ensinava que as pessoas só se interessavam por ela por causa de sua beleza e de sua riqueza.
Em um baile específico, porém, Aurélia questionou-se sobre seu futuro e sobre sua educação. Decidiu escrever uma carta a um senhor chamado Lemos, seu tio, pedindo-lhe que preparasse para ela um casamento arranjado com um homem chamado Fernando Seixas.
Este homem era noivo de Adelaide Amaral, mas seu interesse estava no dinheiro, queria ter luxo e também queria ajudar sua mãe e suas irmãs, já que sua família tinha situação financeira ruim.
Fernando aceitou sem nem mesmo saber com quem iria se casar. Porém, sentiu-se profundamente humilhado quando viu que casara-se com Aurélia, pois quando ela era jovem e pobre, com seus 18 anos, eles eram namorados e ele a havia abandonado. Era um interesseiro e a deixou para ficar com uma menina rica com mais chances de propiciar um futuro promissor, a tal Adelaide Amaral que o daria um dote de 30 mil contos de réis.
Na noite de núpcias Aurélia diante de seu marido o chama de homem vendido.
Nesta parte do livro passamos a conhecer melhor a história de Aurélia, mulher que ascendeu socialmente. Trata-se de um retorno ao passado.
Aurélia era filha de uma pobre e viúva camareira, D. Emília. Seu pai, Pedro Camargo, era filho de um rico fazendeiro e casou-se com Emília sem dizer ao pai, que quase morreu sem conhecer a neta.
Emília ficou com dificuldades para criar a filha com a morte de Pedro. Neste período foi que Aurélia, com seus 18 anos conheceu Fernando. Era apaixonada por ele, muito doce e meiga. Mas, por causa dos interesses, ele a abandonou, como vimos.
Com o desenrolar dos fatos Aurélia ficou órfã da mãe também. Mas como nem tudo é tristeza a notícia boa foi que herdou do avô uma enorme herança. Ele a procurou antes de falecer e deixou tudo pra ela, que ascendeu socialmente por causa da fortuna adquirida e, por isso, começou a ser bem vista. Como consequência ela também ficou mais fria e calculista.
Aurélia andava pelos bailes olhando os homens e lhes atribuindo valor, calculando quantos contos de réis valeria pagar de dote para cada tipo.
O dinheiro foi motivo para torná-la cobiçada por vários pretendentes interesseiros.
Dando sequência, esta é a terceira parte do livro e do nosso resumo do livro Senhora de José de Alencar. Lemos como era a rotina do casal Fernando e Aurélia. A vida era totalmente de aparências, pois andavam com as mãos dadas, faziam-se carinhos, gentilezas e tudo o mais nos bailes ou frente aos amigos.
Contudo, quando ficavam sozinhos, dormiam em quartos separados, tratavam-se muito mal, usando apenas palavras de acusação, cheias de raiva e rancor, ironia e sarcasmo. Fernando via-se como escravo de sua esposa. Ela praticamente era sua dona e ele tinha de a obedecer em tudo, fazendo todos os seus desejos.
Finalmente chegamos à última parte do resumo do livro Senhora de José de Alencar. É nesta parte que se dão os acontecimentos mais importantes da trama. O desejo entre Fernando e Aurélia vai aumentando mas eles não se deixam envolver por orgulho.
Fernando suporta a humilhação da mulher até conseguir dinheiro suficiente para cobrir tudo que ela havia gasto investindo no casamento. Ele já não estava mais interessado no luxo e conseguiu trabalhar com dedicação em um negócio importante.
Quando juntou o equivalente ao dote, procurou Aurélia para pedir o divórcio. A verdade é que ele precisou comprar sua liberdade de volta, deixar de ser tratado como o homem vendido. Fernando já não era mais o mesmo homem que buscava um casamento arranjado, tornara-se um trabalhador.
Olharam-se como estranhos, despediram-se. Porém, Aurélia confessou todo o amor que tinha por Fernando, declarou que com a mudança pela qual passaram e sendo estranhos um ao outro, o passado podia ser esquecido e viveriam o amor que sentiam.
Fernando, ouvindo essa confissão, beijou sua esposa e assim se reconciliaram.
Aurélia, diante de tudo isso fez uma revelação. Mostrou-lhe um testamento que havia escrito no dia do casamento. Nele estava declarado que ela o amava e que deixava toda sua fortuna para ele.
Eles fizeram as pazes e consumaram o casamento, dessa vez, com amor.
Explicação:
Trata-se de romance urbano. Senhora teve sua primeira publicação em 1875 e foi seu último livro publicado em vida. É uma obra literária do movimento romantista.
A obra pode ser tida também como uma crônica de costumes, retratando a corte da sociedade fluminense, como você bem deve ter notado enquanto lia o resumo do livro Senhora de José de Alencar.
A seguir, analisaremos um texto argumentativo do livro "Senhora", de José de Alencar:
Na obra "Senhora", José de Alencar deixa de lado o idealismo romântico, principalmente no que se refere à personagem principal da obras, que foge da procura do seu verdadeiro amor. Há, no livro, um pré-realismo presente, com denúncias de aspectos profundos da vida social e individual.
Características do romantismo indianista:
O livro acaba por possuir diversas características do romantismo indianista, como por exemplo o nacionalismo, a estética nativista, a valorização da natureza e o engrandecimento da imagem do índio.
Veja mais sobre José de Alencar em:
brainly.com.br/tarefa/26306052