Psicologia, perguntado por lrapossebonox3z14, 1 ano atrás

PRECISO DE UM RESUMO URGENTE DISSO!!

A proposta de atenção ao usuário na Assistência Social deixou de ser puramente assistencialista e ganhou novo enfoque, visando à garantia dos direitos do cidadão, a promoção de autonomia e responsabilização do poder público e da sociedade civil. Com isso, a Assistência Social ganhou maior visibilidade e importância nas políticas públicas, gerando novos programas e projetos. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), fazendo parte da política de Assistência Social, como uma unidade de atenção social básica, é responsável pela oferta de serviços às famílias, grupos e indivíduos, atuando na prevenção de riscos e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Muitos profissionais estão envolvidos nessas atividades e o psicólogo é peça importante nas ações e na promoção de impactos nos modos de existência dos usuários do CRAS.
Nos encontros entre profissionais e usuários do CRAS estão presentes também as relações com professores, médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e tantos outros profissionais e equipamentos localizados no território referenciado de cada unidade. O CRAS, portanto, possui uma realidade multideterminada e complexa, na qual incidem questões sociais, econômicas, históricas, subjetivas, entre outras. E como uma unidade recente propicia alguns apontamentos e discussões sobre os desafios que a Psicologia enfrenta dentro e fora do CRAS. Os desafios O contexto da contemporaneidade configurado pelo estado de fragmentação, pelo pluralismo e pelo individualismo reflete nas ações e intervenções do cotidiano de trabalho dentro dos CRAS. Os usuários, ao buscar os serviços nas unidades, sejam elas de saúde, da assistência social ou alguma outra, tornam-se sujeitos compartimentados. Cada serviço o atende naquilo que é específico das atribuições dos especialistas e da unidade que o acolhe, e, os próprios especialistas muitas vezes separam o que é da Psicologia, o que é do Serviço Social, o que é da Saúde e assim por diante.


lrapossebonox3z14: CONTINUANDO..
lrapossebonox3z14: Entretanto, no manual de orientações técnicas para o CRAS as funções dos psicólogos e dos assistentes sociais são as mesmas, apontando a realização de um trabalho interdisciplinar ou mesmo transdisciplinar. Para a efetivação desses modos de trabalho, bem como da conexão entre os serviços de atenção ao usuário, é necessário abandonar a hiperespecialização, o individualismo e o corporativismo, para promover encontros entre os diferentes saberes.

Soluções para a tarefa

Respondido por vrsmara
1

O Serviço Social tem por objetivo atender o sujeito de forma integral. indivíduo em seu contexto social. Quando acionado o Assistente Social na saúde, ele procura atender o indivíduo levando em conta todas as variáveis que interferem na sua saúde. A equipe multidisciplinar, visa atuar de forma conjunta, cada um com seu saber, porém devem discutir o caso e auxiliar a pessoa na busca pelas alternativas de soluções.

Perguntas interessantes