Preciso de um resumo sobre os vírus, sua estrutura, características,tipos e ciclo reprodutivo.
Alguem me ajuda?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!
- Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).
- A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária, como ideias. O termo vírus de computador nasceu por analogia. A palavra vírion ou víron é usada para se referir a uma única partícula viral que estiver fora da célula hospedeira.
- Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies.
- Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bacteria e archaea).
- Explicação para compreender melhor!
Os vírus possuem características únicas que diferem de outros organismos. Dentre as características marcantes estão:
São acelulares: diferentemente dos organismos que conhecemos, os vírus não possuem célula, ou seja, não possuem membrana plasmática delimitando a célula e estruturas celulares como ribossomos. Estes são dotados apenas de material genético e um capsídeo proteico;
Sem metabolismo: os vírus não possuem metabolismo próprio e por isso necessitam utilizar o metabolismo de uma célula hospedeira para poderem reproduzir. Assim, os vírus são classificados como parasitas intracelulares obrigatórios;
Mineralização: os vírus fora da célula são inertes, alguns podendo cristalizar como se fossem sais minerais;
Material Genético: existem vírus que possuem material genético como DNA ou RNA. A exceção é o citomegalovírus que possui tanto DNA, quanto RNA em seu capsídeo;
Mutação e Evolução: os vírus são seres com grande facilidade para reprodução e mutação, o que traz variabilidade genética. Também podem evoluir juntamente com o hospedeiro ao longo do tempo.
- Classificação dos vírus
Os vírus podem ser classificados de acordo com o tipo de material genético encontrado e a forma que utiliza o metabolismo da célula hospedeira para a reprodução. São eles:
DNA vírus: são vírus que possuem DNA como material genético. Eles podem realizar o ciclo lisogênico, acoplando o seu DNA ao da célula hospedeira, não realizando o processo de reprodução. Também são capazes de realizar o ciclo lítico, onde começam a utilizar o metabolismo da célula hospedeira para a produção de novos capsídeos e DNA até estourar a célula hospedeira.
Exemplos de doenças causadas por DNA vírus: catapora, varíola, herpes e hepatite B.
Retrovírus: são vírus que possuem RNA como material genético, mas sintetizam DNA à partir de seu RNA viral através da enzima transcriptase reversa.
Exemplos de doenças causadas por retrovírus: vírus HIV e HTLV.
Vírus RNA replicantes: são vírus que possuem RNA como material genético e produzem novos RNA no citoplasma da célula hospedeira.
Vírus RNA replicantes de cadeia positiva: neste vírus, o seu RNA já funciona como RNA mensageiro, podendo realizar a tradução em proteínas através da enzima RNA polimerase dependente de RNA. São exemplares os vírus que causam febre amarela, zika e dengue.
Vírus RNA replicantes de cadeia negativa: estes vírus possuem a enzima RNA replicase que faz um molde de RNA complementar ao RNA do vírus. Este RNA complementar funcionará como RNA mensageiro, podendo realizar a tradução em proteínas. São exemplares os vírus que causam poliomielite e gripe.
- Viroses
Devido as suas características de não possuir metabolismo próprio e ser um parasita intracelular obrigatório, pode causar doenças em humanos. Existem diferentes formas de transmissão viral:
Ar: gripe, resfriado, pneumonia, meningite, catapora (varicela), sarampo, caxumba, rubéola, mononucleose, citomegalovirose, varíola
Fluidos corporais: ebola
Água: disenteria (rotavírus), hepatite A
Animais: raiva (transmitido por morcego, cão e gato), zika, chikungunya e dengue (transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti), febre amarela (transmitido pelos mosquitos Sabethes sp., Haemagogus sp. e Aedes Aegypti) .
- Espero ter ajudado! Bons estudos!