Filosofia, perguntado por igorferrare, 1 ano atrás

Preciso de um resumo sobre o mito da caverna!

Soluções para a tarefa

Respondido por Xxjujubinha8xX
84

O Mito da Caverna, também conhecido como “Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo grego Platão. É mais uma alegoria do que propriamente um mito. É considerada uma das mais importantes alegorias da história da Filosofia. Através desta metáfora é possível conhecer uma importante teoria platônica: como, através do conhecimento, é possível captar a existência do mundo sensível (conhecido através dos sentidos) e do mundo inteligível (conhecido somente através da razão).

O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações.

Bons Estudos, e espero ter ajudado! ;)
Respondido por Guimasf
0

O mito da caverna foi escrito por Platão e narra um diálogo entre Sócrates e Glauco. Platão pretendia demonstrar que as sombras são as nossas percepções e sensações, que criam ideias falsas sobre a realidade.

Ao decidirmos nos desprender dessas ideias falsas, encontramos o conhecimento verdadeiro que é representado pela luz. Essa seria a sabedoria, verdade e o conhecimento.

Mito da Caverna

Sócrates narra uma situação na qual várias pessoas vivem em uma caverna e são acorrentadas e mantidas no fundo da caverna viradas para uma parede. Nessa parede eram projetadas sombras de pessoas, animais e elementos que passavam atrás do grupo.

Essas projeções eram todo o conhecimento que aquelas pessoas tinham. Eles acreditavam que as sombras exibiam o mundo real, pois eram a única coisa que conheciam. Um dia, um dos prisioneiros consegue se libertar e ao sair da caverna, a luz o deixa confuso e atordoado. Aos poucos, se acostuma e desenvolve um olhar capaz de lidar com o mundo exterior.

Leia mais sobre a Grécia Antiga: https://brainly.com.br/tarefa/30619309

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes