Sociologia, perguntado por milady766, 9 meses atrás

Preciso de um resumo sobre as doenças do século,entre elas,ansiedade,baixo autoestima,depressão e sedentarismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por anastasiakhazova6
3

Resposta:

A ansiedade faz parte da vida da maioria da população, inclusive é considerada o mal do século. É uma emoção vaga, desagradável, que traz medo e tensão. Ela pode ser gerada por uma situação de risco ou ameaça e prepara o organismo para tomar atitudes que possam prevenir ou diminuir os possíveis prejuízos.

Além das reações ditas acima, a ansiedade pode gerar insônia, tremedeira, palpitação, sudorese, entre outras manifestações.

Esse sentimento deve ser observado com cuidado: “estar ansioso” é diferente de ter um transtorno de ansiedade. Estar ansioso é considerado uma ação pontual (curta duração) que provoca sensações desagradáveis, mas que o indivíduo consegue lidar com os sintomas e retomar ao seu equilíbrio.

A ansiedade faz parte da vida, principalmente durante a experiência de algo novo ou de mudanças na rotina.  Já ter um transtorno de ansiedade é quando o indivíduo se preocupa demasiadamente com algo que virá acontecer, por exemplo, uma situação específica. Nesse caso, a ansiedade interfere diretamente na rotina e na qualidade de vida da pessoa.

A baixa autoestima está intimamente ligada à dificuldade de autoaceitação e à falta de autoconhecimento. Indivíduos inseguros, que possuem dificuldade em aceitar os próprios erros e não conseguem reconhecer e valorizar seus potenciais, desenvolvem um grande medo da rejeição e têm o hábito de se comparar com outras pessoas.

Uma pessoa que sofre de baixa autoestima não se sente capaz de realizar as coisas e, com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento em vários âmbitos da vida, prejudicando o próprio desenvolvimento. Confira alguns dos principais sinais da baixa autoestima a seguir

A depressão  é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente. Michael Phelps, por exemplo, revelou sofrer demais com o problema após as Olimpíadas de 2012, quando ganhou seis de suas 28 medalhas olímpicas. Hoje, a depressão é considerada a quarta principal causa de incapacitação, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade — embora seja mais frequente entre mulheres — e exige avaliação e tratamento com um profissional. O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, ligada à sensação de bem-estar.

Hoje se sabe que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune e o aumento de processos inflamatórios. Por essas e outras, já figura como um fator de risco para condições como as doenças cardiovasculares.

Considerado como a doença do século, o sedentarismo  é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Pessoas que têm um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.


milady766: Muito obrigada ❤
Perguntas interessantes