Preciso de um resumo do texto LA DIETA MEDITERRÁNEA: DE ALGECIRAS A ESTAMBUL
O texto está no site HABLA CULTURA
Soluções para a tarefa
Resposta:A DIETA MEDITERRÂNEA
Graças a Ancel Keys, mais conhecido como "Sr. Colesterol ”, hoje conhecemos os efeitos nocivos das gorduras animais em nosso corpo. Este fisiologista norte-americano foi responsável pela primeira pesquisa sobre o tema dieta-colesterol-doença cardíaca coronária, conhecida como Estudo dos sete países, onde demonstrou que a incidência de doença cardíaca coronária na região do Mediterrâneo era significativamente menor do que em outros países do norte. Europa Além de ser duas vezes portada da revista Time e atingem a idade de 101, ele foi o criador do termo "dieta mediterrânea".
Vejamos as origens e o funcionamento de um modo de vida antigo 4 que, como muitas coisas no sul da Europa, não é apreciado o suficiente até que um estrangeiro demonstre suas virtudes.
JOGANDO COM O MAREA
"Mediterrâneo" vem do Mediterrâneo latino e significa "mar entre terras". Porém, embora seja um mar quase fechado, tem sido o gerador de uma cidade mestiça, através da qual pessoas, produtos e técnicas de processamento viajam há séculos.
Tomate, pimentão e batata da América, arroz da Ásia ou laranjas do Extremo Oriente são alguns dos produtos típicos usados na culinária mediterrânea. Todos eles são a amostra mais visível e atual da natureza multicultural da região. Por outro lado, a presença de gregos, romanos e árabes é vista em muitas cidades em costumes, idioma ou arquitetura.
Esse caldeirão de culturas é o berço da dieta mediterrânea, um conjunto de hábitos alimentares que estão na moda hoje na Europa e ainda não conhecem inimigos. A dieta mediterrânea tem como símbolo o azeite, incluindo vinho, cereais, legumes, laticínios, todas as frutas, verduras e legumes que se pode imaginar, muito peixe e, sim, carne em pequenas quantidades. Ideal, certo? Além disso, para fortalecer nossa fé nela, contamos com o apoio da UNESCO: 12 sendo incluídos na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, enfatizou-se que também é "um elemento cultural que promove a interação social". E a palavra "dieta" vem do grego diaita, que significa "estilo de vida equilibrado".
Se ainda há um cético, ecologista ou amante do movimento slow food, ainda temos vários argumentos para defendê-lo: essa dieta promove o consumo de produtos frescos, locais e sazonais.
GOSTO DO JOGO E DO VINHO
“Os homens são convidados a não comer e beber, mas a comer e beber juntos”, é uma frase que Plutarco escreveu e nos leva diretamente a uma maneira de entender a vida que deslumbrou a mais de um estranho. Comer e beber com os amigos é uma forma de lazer habitual em todas as aldeias do Mediterrâneo; não se senta para comer à mesa apenas para comer, mas os horários das refeições servem para interagir com a família, amigos, colegas de trabalho ...
A videira é outro dos símbolos da dieta mediterrânea, mas não tanto por seus frutos, a uva, mas pelo vinho. Um copo de vinho tinto por dia durante a refeição é saudável para o coração. As características mais destacadas dessa dieta são o baixo conteúdo de ácidos graxos saturados e o alto teor de ácidos graxos monoinsaturados, carboidratos complexos e fibras. Também é muito rico em substâncias antioxidantes.
Essas são as virtudes atribuídas a esse tipo de alimento, em que trigo, uvas e azeitonas são verdadeiros símbolos. Caso contrário, basta pedir nos bares espanhóis um dos cafés da manhã favoritos de seus clientes. Muito fácil: torrado com tomate ralado e azeite na Andaluzia e pa amb tomaquet na Catalunha, onde o tomate é espalhado em 30, mas não ralado (ali, ralar o tomate é quase um sacrilégio).
Apesar de sua grande história e prestígio, os especialistas dizem que os hábitos da dieta mediterrânea são cada vez menos seguidos em seus países de origem e que a Espanha é a primeira a abandonar essa prática diária. Um dos medidores que levou a essa afirmação é a alta taxa de obesidade infantil. Ao mesmo tempo, a ciência avança e todos os dias os interessados na dieta mediterrânea continuam a caminho. No final da primeira década do século XXI, um estudo publicado pelo British Medical Journal garantiu que esse tipo de dieta nos protegesse de muitas doenças crônicas, incluindo Alzheimer, parkinson e até câncer. E depois de tudo isso, você ainda acha uma coincidência o fato de essas terras terem dado origem à famosa frase mens sana in corpore sano?