História, perguntado por Andersom46895, 5 meses atrás

Preciso de um resumo desse texto


O nacionalismo era uma das grandes corretes de pensamento que dividiam os debates políticos, juntamente com a corrente liberal e a comunista. A corrente nacionalista defendia um Estado forte e independente, investidor na economia e com restrições ao capital estrangeiro. A corrente liberal era favorável a um vínculo maior com o capitalismo internacional, a abertura do mercado interno aos produtos e capitais estrangeiros e a uma maior aproximação econômica e financeira com os Estados Unidos. Já a corrente comunista, que tinha um número menor de defensores, também era a favor da maior participação do Estado na vida nacional, conforme queriam os nacionalistas.

Porém, diferentemente destes, defendia reestruturar a ordem social e política e defendia uma maior aproximação com o bloco liderado pela União Soviética.

Além do crescimento urbano e industrial ainda maior, o período também foi marcado pela modernização dos meios de comunicação, destacando-se o início das transmissões de televisão em 1950, com a TV Tupi de São Paulo.

Esses avanços não foram acompanhados por mudanças que diminuíssem as desigualdades sociais ou alterassem as péssimas condições de vida da maioria da população.

De 1946 a 1964, os debates em torno de um projeto de Brasil, principalmente quanto à opção pelo liberalismo ou nacionalismo, foram somados àqueles em torno da questão social, nas cidades e no campo. Vale ressaltar que, no censo de 1960, 45% dos 70 milhões de brasileiros morava em cidades. Essa situação seria invertida no início dos anos 1970.

Com o acirramento das posições políticas e sociais e a polarização da sociedade, o regime democrático foi suprimido novamente. Em 1964 foi instalado um regime ditatorial, que duraria até 1985.

Soluções para a tarefa

Respondido por admilsonvieira
2

Resposta:

A corrente liberal era favorável a um vínculo maior com o capitalismo internacional, a abertura do mercado interno aos produtos e capitais estrangeiros e a uma maior aproximação econômica e financeira com os Estados Unidos. Já a corrente comunista, que tinha um número menor de defensores, também era a favor da maior participação do Estado na vida nacional, conforme queriam os nacionalistas. Porém, diferentemente destes, defendia reestruturar a ordem social e política e defendia uma maior aproximação com o bloco liderado pela União Soviética. Além do crescimento urbano e industrial ainda maior, o período também foi marcado pela modernização dos meios de comunicação, destacando-se o início das transmissões de televisão em 1950, com a TV Tupi de São Paulo.

Explicação:

espero ter ajudado:)


admilsonvieira: acho que resumi dms
admilsonvieira: kk
Perguntas interessantes