História, perguntado por Gabriel014832, 6 meses atrás

Preciso de um mapa mental com esses seguintes temas

-governo Vargas
-governo provisor
-governo constitucional
-estado novo
-fim do governo Vargas

Soluções para a tarefa

Respondido por mariadudaalonso05
2

Boa noite,

Espero que ajude

Anexos:
Respondido por eduardospagnolo
1

Para criarmos um mapa mental sobre o governo de Getúlio Vargas precisamos pensar em seus principais temas para a melhor compreensão, memorização e entendimento de seus acontecimentos.

Governo Vargas

O governo de Getúlio Vargas, mais conhecido como Era Vargas, foi um grande período marcado por golpes de Estado, intervenções, censuras, industrialização e muita tensão.

Governo Provisório

O "Governo Provisório" teve seu início após a perda da Aliança Liberal para o candidato paulista Júlio Prestes nas eleições. Com isso a Aliança Liberal com a participação civil, aplicam um golpe de Estado e dão início ao Governo Provisório.

Nesse período, Vargas vai amenizar a crise tomando algumas decisões, elas foram:

  • Centralizou o Poder com a nomeação de Interventores
  • Aproximação da Igreja e Estado
  • Manutenção da Crise do Café (criação do Conselho Nacional do Café)
  • Criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio

Com caráter ditatorial, Vargas vai fechar o congresso e realizar uma eleição indireta, e vai se eleger presidente do Brasil, dando início ao Governo Constitucional.

Governo Constitucional

Com a instauração de uma nova constituição, o governo de Vargas passa a se chamar de "República Nova". Essa constituição vai ser baseada no caráter fascista da República de Weimar (desenvolvida na Alemanha durante a ascensão do nazismo)

Teve mudanças importantes nas eleições. Foi estabelecido o voto secreto e após muita luta das feministas brasileiras, foi estabelecido o direito do voto feminino nas eleições.


Tensões dos Partidos Políticos e Golpe do Estado Novo

Em função da influência de uma constituição com caráter fascista e nazista, foram ganhando espaço os partidos de caráter autoritário e totalitaristas com a criação da Ação Integralista Brasileira.

Em contrapartida à constituição e ao crescimento de influência fascista nos partidos, Luís Carlos Prestes, líder da Aliança Nacional Libertadora, vai lançar a Intentona Comunista como protesto desses avanços.

Vargas irá se juntar com os integralistas, alegando o perigo do comunismo no Brasil e fechará o congresso, instaurando um regime ditatorial, o Estado Novo.

Estado Novo  

O Estado Novo foi marcado por grande repressão política, com a proibição dos partidos políticos, e a perseguição de opositores do governo.

Mais uma vez teve uma nova constituição baseada em ideais fascistas, dessa vez foi inspirada na constituição Polaca, dos governos europeus fascistas italianos, turcos e poloneses.

O Estado Novo foi marcado pela centralização do poder nas mãos de Vargas, a presença de um Estado forte, manipulação da mídia. Tudo isso foi administrado com a criação dos departamentos de:

  • Administração do Serviço Público
  • Imprensa e Propaganda (DIP)
  • Organização Política e Social (DOPS)

Fim do Governo Vargas

Com a derrota dos governos autoritários na Segunda Guerra Mundial. As pressões pela redemocratização seria inevitável, em resposta a isso, Vargas tomou a decisão de restabelecer os partidos políticos.

O fim do governo Vargas veio por meio de um golpe, planejado pela alta cúpula militar, liderada por Góis Monteiro e Eurico Gaspar Dutra, que depôs Getúlio da presidência do Brasil antes das eleições.

Saiba mais sobre "Era Vargas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/40322777

#SPJ2




Anexos:
Perguntas interessantes