preciso de um breve resumo de cada tópico sobre a primeira guerra Mundial
•Formação da tríplice aliança e da tríplice entente
•Nacionalismo, imperialismo e revanchismo
•As disputas nacionalistas do pan germanismo e pan-eslavismo
.Assassinato do Francisco Ferdinando
•Início do conflito e suas duas fases .Entrada dos Estados Unidos no conflito
•Término da guerra e o Tratado de Versalhes
Soluções para a tarefa
Resposta:
•Formação da tríplice aliança e da tríplice entente:
A Tríplice Aliança foi um acordo econômico, político e militar entre Alemanha, o império Austro-Húngaro e Itália.
Criada com o objetivo de criar uma proteção e apoio em caso de guerra, seu surgimento data de 20 de maio de 1882. A fim de resistir e contestar a Tríplice Aliança, surge no início do século XX, em 1907, a Tríplice Entente, formada, por sua vez, por Inglaterra, Rússia e França.
A Alemanha começou a se destacar e passou a concorrer politicamente com as grandes expansionistas nações, agora suas rivais, Inglaterra e França, que assim, começavam a perder força. Em 1871 a França, para além de ter pagado uma indemnização à Alemanha, foi obrigada a ceder-lhe a região Alsácia-Lorena, rica em carvão e minério, de modo que almejava a ocasião em que pudesse conquistar tal área.
Assim, com fins diplomáticos, é criada a barreira protetora da Tríplice Aliança que, inicialmente foi objeto de contestação pela Itália, visto que o império Austro-Húngaro tinha sido contrário à unificação italiana.
Nacionalismo, imperialismo e revanchismo:
Um dos fatos que marcaram a ascensão das hostilidades entre os países que participaram da I Guerra Mundial foi o nacionalismo. Criado como identidade de povos durante o século XIX, o nacionalismo foi utilizado como forma de persuasão das massas populares para os desejos expansionistas dos governantes de Impérios e demais países. O discurso da necessidade do cidadão civil em se alistar no exército para defender sua nação e pátria foi um recurso utilizado como forma de ampliar o contingente dos exércitos.
O primeiro que se pode referir é o plano da Grande Sérvia, que consistia em estender a jurisdição sérvia sobre os povos da região dos Balcãs, no centro da Europa, utilizando a afirmação da necessidade de autonomia dessa etnia em relação aos impérios que controlavam a região. O objetivo era unir os povos sérvios, e se iniciou depois que a Sérvia se libertou do domínio do Império Turco em 1878.
A própria entrada da Rússia nesse conflito estava ligada a pretensões expansionistas baseadas no nacionalismo. A Grande Sérvia era uma vertente do Pan-eslavismo, política defendida pela Rússia. Como os sérvios declararam guerra ao Império Austro-húngaro, o czar russo, Nicolau II, decidiu intervir no conflito para ajudar os sérvios, que são de etnia eslava como os russos. Mas o objetivo real do czar era a expansão de Império e o controle da região balcânica. Essa expansão russa estava alicerçada no pan-eslavismo, uma tentativa de unir todos os povos eslavos sob o manto da santa mãe Rússia.
As disputas nacionalistas do pan germanismo e pan-eslavismo:
Pan - eslavismo: Liderado pela Rússia pregava a união de todos os povos eslavos da Europa - oriental. Pan - germanismo: Liderado pela Alemanha pregava a completa anexação de todos os povos germânicos da Europa central.
O pan-eslavismo e o pan-germanismo estão inscritos no mesmo panorama de movimentos nacionalistas do século XIX. Enquanto o primeiro defendia que todos os povos eslavos se unissem, libertando-se do Império Austro-Húngaro, o segundo defendia a união dos povos germânicos, sendo presidido pela Alemanha.
.Assassinato do Francisco Ferdinando:
Francisco Ferdinando Carlos Luís José Maria de Áustria-Este[1] (em alemão: Franz Ferdinand Karl Ludwig Joseph Maria von Österreich-Este; em húngaro: Habsburg–Lotaringiai Ferenc Ferdinánd Károly Lajos József Mária; em italiano: Francesco Ferdinando Carlo Luigi Giuseppe Maria d'Austria-Este) (Graz, 18 de dezembro de 1863 — Sarajevo, 28 de junho de 1914) foi um arquiduque da Áustria, chefe do ramo cadete de Áustria-Este e herdeiro presuntivo do trono do Império Austro-Húngaro.
Em 28 de junho de 1914, um domingo, por volta de 10h45, Francisco Ferdinando e sua esposa foram mortos em Sarajevo, capital da província austro-húngara da Bósnia e Herzegovina, por Gavrilo Princip, à época com apenas 19 anos, membro da Jovem Bósnia e do grupo terrorista Mão Negra. O evento foi um dos fatores que desencadearam a Primeira Guerra Mundial.
Explicação:
Nos primeiros meses da guerra, a estratégia de movimentação de tropas foi amplamente utilizada para tomada de posições no front.
Os alemães se movimentaram rapidamente e em poucas semanas estão a menos de 50 km de Paris. Por sua parte, o general francês Joffre, consegue rechaçar o avanço na sangrenta batalha do Marne, em 1914.