Preciso de Resumo Do livro A Bússola de Ouro
Alguém pode ajudar?
Soluções para a tarefa
Caraca esse livro é difícil de se resumir mas vamos lá
Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade - boatos sobre sequestradores de crianças, os Papões, que estão espalhando o medo pelo país.
Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra inicia uma perigosa jornada para encontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará a terras congeladas do norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra.
Embora tenha a ajuda do aletiômetro - um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta -, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do seu.
Uma aventura congelante
O livro já começa nos apresentando Lyra, uma garota curiosa, que decide invadir a sala do reitor da Faculdade Jordan para ver o que tem lá dentro. Isso porque a sala é exclusiva para o reitor e para homens da faculdade, e é óbvio que isso iria estimular a curiosidade de qualquer criança. Tudo estava indo muito bem, até que o reitor acaba voltando antes do esperado e Lyra se vê obrigado a se esconder em um grande armário.
Lá, ela acaba descobrindo que seu tio, lorde Asriel, acabou de chegar na faculdade e deseja uma reunião com o reitor e com os catedráticos da faculdade. É durante a preparação para essa reunião que Lyra descobre que seu tio está prestes a ser assassinado e acaba salvando sua vida. (Isso não é spoiler, está bem no início do livro).
Lyra descobre várias coisas interessantes nessa reunião - tudo isso enquanto está escondida - e seu desejo de ir para o norte com o tio só aumenta. Mas esse não é o desejo de lorde Asriel, que prefere que a menina continue na faculdade, onde estará segura.
O que acontece é que depois disso crianças começam a desaparecer em várias cidades, e eventualmente esses sumiços acabam chegando até Oxford. Lá dois sumiços importantes ocorrem, um é o de um garoto gipsio que Lyra conhecia e outro o de seu amigo Robert, amigo de aventuras de Lyra na faculdade. Isso obviamente só ia acabar em uma coisa, Lyra se metendo em mais aventuras e partindo de uma forma ou de outra para o distante e gelado norte que sempre quis ir.
Eu tenho que dizer que A bússola de ouro foi um daqueles livros “amor à primeira lida”. Tanto pela história e escrita, como pela personagem principal. Lyra é uma garota incrível, tão jovem, mas tão esperta, viva e aventureira. Não tem medo de fazer acontecer. Geralmente não gosto de crianças super inteligentes para a idade - Lyra tem 11 anos -, mas aqui não é o caso. Pullman consegue fazer um equilíbrio perfeito entre a inocência de uma criança e a esperteza de um adolescente/adulto.
Aliás, essa questão é extremamente importante para a trama do livro. O plot principal aqui são os sentimentos e como eles mudam durante a vida. Isso é representado na forma viva de um daemon, uma criatura em forma de animal que todo ser humano possui. Mas tem uma diferença, enquanto os daemons das crianças mudam de forma constantemente, representando suas emoções, o dos adultos não conseguem se transformar, adotando a forma de um animal, só que representa a característica da pessoa ao qual está ligado.
Acho isso uma jogada muito interessante do autor, representando a personalidade e alguns sentimentos que perdemos ou esquecemos ao nos tornarmos adultos. Sem contar que os daemons são um espetáculo à parte, é quase impossível ler e não querer um também.
Mas não são só os daemons que enriquecem o mundo criado por Pullman. Aqui temos um universo baseado no real, mas com algumas diferenças, transitando para um pouco de steampunk, onde dirigíveis, balões e tecnologias movidas a gás e vapor tomam conta do universo. Existe uma crítica também em relação ao poder da igreja e a briga com a tecnologia. E, o melhor, feiticeiras e ursos de armadura.
Então não percam tempo, peguem sua roupa de frio, seu aletiômetro perguntem a ele: “por que não li isso antes?”. E embarquem nessa aventura incrível que é A bússola de ouro. Que venha a continuação para eu ler =D