Sociologia, perguntado por vestibulandavet, 10 meses atrás

preciso de definições simples de capitalismo, socialismo e comunismo

Soluções para a tarefa

Respondido por YasminNunnes
1
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.

Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação[1]. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo[2][3].

O comunismo é uma estrutura sócio-econômica e uma ideologia política, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida, baseada na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral.[1] [2] [3] Karl Marx postulou que o comunismo seria a fase final na sociedade humana, o que seria alcançado através de uma revolução proletária. O "comunismo puro", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opressão, onde as decisões sobre o que produzir e quais as políticas devem prosseguir são tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar do processo decisório, tanto na esfera política e econômica da vida
Respondido por samuelsantos30
3
O socialismo visa uma sociedade totalmente igualitária, sem distinção nas classes sociais e total controle de renda e comércio pelo Estado, onde existe uma socialização dos meios de produção. Já o capitalismo é o oposto, onde o acúmulo de bens e a abertura para a globalização são alguns dos elementos principais. Neste sistema, vemos que existe um cenário propenso para o grande crescimento econômico e investimentos estrangeiros, porém, problemas como a desigualdade social, isto é, a concentração do lucro nas mãos de poucos, são bem comuns.

O comunismo é uma fase avançada do socialismo. Diferente do anterior, não necessita da existência de um Estado para controlar e impedir a entrada do capitalismo.

Atualmente, o grupo dos países socialistas são vistos como mais fechados. Obviamente, por adotarem outro sistema (como Cuba, por exemplo), tais nações tendem a se interligarem mais entre si. O bloco dos países capitalistas hoje são intensa maioria. São comuns a existência de blocos econômicos que ajudam as nações incluídas a um maior crescimento.

Perguntas interessantes