Geografia, perguntado por Kleverthon, 10 meses atrás

Preciso de ajuda urgente

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ronaldzambuzi
1

Resposta: 1. Mercado Comum do Sul é uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção de 1991. Estabelece uma integração, inicialmente econômica, configurada atualmente em uma união aduaneira, na qual há livre comércio intrazona e política comercial comum entre os países-membros.

2.Países-membros do Mercosul

Membros efetivos do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

3.O Tratado de Assunção foi um tratado assinado em 26 de março de 1991, entre a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o intuito de criar um mercado comum entre os países acordados formando então, o que popularmente foi chamado de Mercosul (oficialmente Mercado Comum do Sul e em língua espanhola Mercado Común del Sur). Mais tarde, em 1994, o Protocolo de Ouro Preto foi assinado como um complemento do Tratado, estabelecendo que o Tratado de Assunção fosse reconhecido juridicamente e internacionalmente como uma organização.

4. O Mercado Comum do Sul, Mercosul, tem como uma de suas características a prática de uma espécie de regionalismo aberto, o que significa que além de valorizar o comércio entre os membros do próprio bloco, incentiva que estes tenham parcerias comerciais com outros países do mundo, ampliando suas relações estratégicas. Certamente que estas relações são também discutidas no âmbito das reuniões do bloco econômico, visando estabelecer medidas que não venham a prejudicar as relações intrazonais.

Em suas bases teóricas e conceituais, o Mercosul tem como intenção a livre circulação de bens, serviços e insumos relativos aos setores produtivos. Para tanto, preza-se pela eliminação dos direitos aduaneiros, bem como das tarifas. Além disso, estabelece-se uma base tarifária comum para os países integrantes do bloco, e ainda para o intercâmbio com outros países que não sejam membros. Visa-se ainda políticas de cunho macroeconômico em relação ao mercado exterior, com vistas ao desenvolvimento da agricultura, indústria e das políticas fiscal, monetária, cambial e alfandegária. Além destas, outras medidas e objetivos são bases do Mercosul, além das próprias questões discutidas no âmbito do bloco para sua adequada perpetuação e desenvolvimento.

Existem algumas exigências em relação também aos países que integram o Mercosul, visando a boa conduta destes e o bom relacionamento com os parceiros. Algumas delas são a busca por uma estabilidade regional, evitando que se estabeleçam conflitos entre os países membros. Uma das premissas do grupo é que os países membros devam ter estabilidade política garantida, o que é difícil nos países da América do Sul, cujas democracias são muito recentes, tendo eles vivenciado anos sob regimes ditatoriais.

Outra questão discutida no âmbito do Mercosul é quanto ao contexto ambiental, tão discutido desde a década de 1970 no mundo. São intenções (pelo menos teoricamente) do grupo o desenvolvimento sustentável, o estado de paz entre os países membros e destes com o mundo, o combate à pobreza que ainda assola locais da América do Sul, a busca pela justiça social e o desenvolvimento igualitário aos cidadãos.

Explicação:

Perguntas interessantes