Biologia, perguntado por Dyogoandrade67, 1 ano atrás

PRECISO DE AJUDA, pois vou fazer um trabalho e preciso tirar uma duvida

Preciso de informações sobre:
'Pano branco"

Essas são as informações:

*Agente causador
(nome científico)

*Grupo a qual pertence

*Transmissão

*Orgão(s) afetado(s)

*Sinais e sintomas

Soluções para a tarefa

Respondido por ANACLARACALDEIR
1

O pano branco, também conhecido como micose de praia ou pitiríase versicolor, é uma doença de pele causada pelo fungo Malassezia furfur, que produz uma substância chamada ácido azeláico, que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol. Assim, nos locais onde o fungo está, a pele não fica bronzeada como o resto do corpo, levando ao surgimento de pequenas manchas brancas.

Este tipo de infecção por fungo é mais comum em climas quentes e úmidos, sendo, por isso, muito frequentem em vários locais do Brasil.

Para tratar a pitiríase versicolor deve-se passar pomadas antifúngicas no local afetado e, por isso, o melhor é consultar um dermatologista para saber qual a melhor opção.

Principais sintomas

Os sintomas mais frequentes de pano branco na pele são:

-Manchas circulares amareladas ou esbranquiçadas;

-Descamação da pele;

-Manchas brancas que aumentam lentamente de tamanho;

-Manchas que desaparecem após o verão.

Estas alterações da pele podem aparecer mais frequentemente no peito, pescoço, couro cabeludo e braços e, em muitos casos, as manchas podem ser muito leves.

Além disso, também existem casos em que as manchas podem causar alguma coceira, especialmente durante o verão.

Veja que outros problemas podem causar o surgimento de manchas brancas na pele.

Como confirmar o diagnóstico

O dermatologista é capaz de identificar o pano branco somente ao observar a pele e o couro cabeludo, no entanto, se existirem dúvidas, é possível confirmar o diagnóstico através da lâmpada de Wood. Este exame usa uma luz escura sobre a pele que faz com que os locais afetados pelo fungo brilhem, confirmando o diagnóstico.

Como é feito o tratamento e melhores Pomadas

O tratamento para o pano branco é feito com o uso de pomadas antifúngicas, como:

-Econazol;

-Cetoconazol

-Terbinafina.

-Geralmente, estas pomadas devem ser aplicadas entre 3 e 21 dias, antes de dormir, de acordo com as indicações do dermatologista.

Nos casos mais persistentes, em que as manchas não melhoram apenas com o use das pomadas, o médico pode receitar o uso de antifúngicos em comprimidos, como o Itraconazol ou o Fluconazol, por exemplo, que ajudam a eliminar os fungos em todo o organismo, tendo um efeito mais forte que as pomadas.

Veja quais os remédios mais usados no caso de pano branco.

Em pessoas muito bronzeadas, a cura pode ser alcançada, mas as manchas continuarem presentes. Isso acontece porque o fungo já não está na pele, mas a pele não foi devidamente bronzeada nas áreas afetadas. Nestes casos, a única forma de comprovar a cura é fazendo um exame, como a lâmpada de Wood.

Possíveis causas do pano branco

O pano branco é causado pelo desenvolvimento do fungo Malassezia furfur na pele e, por isso, pode surgir em qualquer pessoa. No entanto, esse fungo é mais frequente em casos de:

-Calor em excesso;

-Oleosidade da pele;

-Excesso de suor na pele;

-Pré-disposição genética.

Além disso, pessoas com o sistema imune enfraquecido, como crianças, idosos ou com doenças autoimunes, como HIV, lúpus ou artrite reumatoide, também têm maiores chances de ter esta infecção da pele.


Dyogoandrade67: Valeu por tentar ajudar, mas não era desse formato que eu queria as resposta
Respondido por barrosluca97
1

"Pano branco" é o nome popular de uma doença de pele também conhecida por "micose de praia" ou "tinha". O nome correto é "ptiríase versicolor".

Agente causador: Malassezia furfur

Classificação do parasita: é um fungo unicelular (levedura), portanto pertence ao Reino Fungi, Filo dos Basidiomicetos (possuem esporos em forma de bastão).

Transmissão: esse gênero de fungos vive como comensal da epiderme humana, alimentando-se de células mortas, mas depende de lipídios para o seu metabolismo. Por isso, as áreas mais oleosas da pele são as mais afetadas (tronco, rosto, couro cabeludo, canal auditivo). Os hábitos de higiene não parecem ser o fator desencadeante da infecção pois ela não é contagiosa. É prevalente em países de clima tropical e independe da etnia, sexo ou idade. A imunidade enfraquecida, as doenças auto-imunes pré-existentes (AIDS, lúpus, etc.) e a predisposição genética são fatores que favorecem a infecção.

Órgãos afetados: conforme descrito acima, as regiões da pele que são mais oleosas. O metabolismo do fungo produz o ácido azeláico que impede a produção da melanina especialmente quando a pele é exposta ao sol.

Sinais e sintomas: as regiões colonizadas pelo fungo não ficam bronzeadas como o restante da pele, a qual fica manchada em tons que variam do branco ao amarelado (daí o nome "versicolor"). Às vezes pode haver descamação e coceira. Aparentemente, as manchas "somem" após o verão mas isso é aparente, devido a menor exposição da pele ao sol.

Diagnóstico e tratamento: como a infecção costuma ser recorrente, deve-se consultar um dermatologista. Apenas pela observação da pele, ele poderá diagnosticar a ptiríase. Se houver dúvidas, ele examina a pele usando uma luz escura (lâmpada de Wood) e os locais colonizados pelo fungo irão brilhar. Geralmente, o tratamento é feito com o uso de pomadas ou cremes antifúngicos. Casos mais graves, requerem uso de antifúngicos via oral.


Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes