História, perguntado por Usuário anônimo, 5 meses atrás

Preciso de ajuda para escrever um texto sobre as dificuldades da 1ª República Portuguesa

Soluções para a tarefa

Respondido por rochaflaviacristina
0

Resposta:

A crise mundial de 1913-1914 foi sentida em Portugal de uma maneira moderada: dois bancos fecharam, o desemprego aumentou, surgiram greves e deu-se a queda do primeiro governo de Afonso Costa, em janeiro de 1914.

A Primeira Grande Guerra resolveu o problema da queda do governo, ao mesmo tempo que proporcionou uma expansão do comércio e da indústria, a partir de 1915. Porém, também foi geradora de muitos problemas económicos e sociais, devido à falta de alimentos, à inflação, à atividade revolucionária, às tentativas do Estado em dirigir a economia, etc.

Quando acabou a guerra, entre 1919-1920, a economia nacional sofreu um boom, tal como aconteceu no resto do Mundo. O comércio do vinho, da cortiça e da sardinha expandiu-se. Aumentaram os gastos em artigos de luxo e as importações. Devido à afluência de capitais, assistiu-se à abertura de novos bancos entre 1918-1920.

Contudo, este boom foi seguido por uma nova crise internacional, entre 1920-1922, que se refletiu também em Portugal. Esta crise prolongou-se até 1925. Caracterizou-se por uma grande subida da inflação e da especulação. A taxa de juro e desconto aumentou grandemente.

O problema financeiro seria um dos mais graves problemas da primeira República Portuguesa (1910-1926), que esteve por detrás de toda a agitação social e política que iria levar à queda da República, em 1926.

Perguntas interessantes