Preciso de 5 poemas do barroco com 3 características cada
Junior007jb:
Vc pode me dar mas uma luz amigo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
1)Todo
por, Gregório de Matos Guerra
O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.
Em todo sacramento está Deus, todo
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte.
Em qualquer parte sempre fica o todo.
>Complexidade (é necessário um análise minuciosa para se entender que "todo" e "parte" não estão em sentido denotativo, mas conotativo, que acaba por gerar uma complexidade no texto) | Cultismo (jogos verbais relacionando parte e todo "o todo sem a parte não é todo...) e | jogo metafórico (entre a parte e o todo para simbolizar a figura de Cristo)
2)PEQUEI, SENHOR....
Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
de vossa alta clemência me despido;
porque quanto mais tenho delinqüido,
vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto um pecado,
a abrandar-vos sobeja um só gemido:
que a mesma culpa, que vos há ofendido,
vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma orelha perdida e já cobrada,
glória tal e prazer tão repentino vos deu,
como afirmais na sacra história,eu sou,
Senhor, a ovelha desgarrada, cobrai-a; e não queirais, pastor divino, perder na vossa ovelha a vossa glória.
por, Gregório de Mattos
>Dualismo, encadeamento e hipérbato.
3) Sermão de Santo Antônio Vieira [aos peixes]
"Ou é porque o sal não salga, e os pregadores...;ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes...Ou é porque o sal não salga, e os pregadores...;ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes...Ou é porque o sal não salga, e os pregadores...;ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes..."
>Conceptismo, uso do paralelismo e anáforas.
4)A CRISTO NOSSO SENHOR CRUCIFICADO
por Gregório de Matos
Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,Em cuja lei protesto de viver,Em cuja santa lei hei de morrer,Animoso, constante, firme e inteiro:
Neste lance, por ser o derradeiro,Pois vejo a minha vida anoitecer;É, meu Jesus, a hora de se verA brandura de um Pai, manso Cordeiro.
Mui grande é o vosso amor e o meu delito;
Porém pode ter fim todo o pecar, E não o vosso amor que é infinito.
Esta razão me obriga a confiar,Que, por mais que pequei, neste conflitoEspero em vosso amor de me salvar.
>Visão arrependida (dualismo), uso de antítese e hipérbato.
por, Gregório de Matos Guerra
O todo sem a parte não é todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.
Em todo sacramento está Deus, todo
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte.
Em qualquer parte sempre fica o todo.
>Complexidade (é necessário um análise minuciosa para se entender que "todo" e "parte" não estão em sentido denotativo, mas conotativo, que acaba por gerar uma complexidade no texto) | Cultismo (jogos verbais relacionando parte e todo "o todo sem a parte não é todo...) e | jogo metafórico (entre a parte e o todo para simbolizar a figura de Cristo)
2)PEQUEI, SENHOR....
Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
de vossa alta clemência me despido;
porque quanto mais tenho delinqüido,
vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto um pecado,
a abrandar-vos sobeja um só gemido:
que a mesma culpa, que vos há ofendido,
vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma orelha perdida e já cobrada,
glória tal e prazer tão repentino vos deu,
como afirmais na sacra história,eu sou,
Senhor, a ovelha desgarrada, cobrai-a; e não queirais, pastor divino, perder na vossa ovelha a vossa glória.
por, Gregório de Mattos
>Dualismo, encadeamento e hipérbato.
3) Sermão de Santo Antônio Vieira [aos peixes]
"Ou é porque o sal não salga, e os pregadores...;ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes...Ou é porque o sal não salga, e os pregadores...;ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes...Ou é porque o sal não salga, e os pregadores...;ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes..."
>Conceptismo, uso do paralelismo e anáforas.
4)A CRISTO NOSSO SENHOR CRUCIFICADO
por Gregório de Matos
Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,Em cuja lei protesto de viver,Em cuja santa lei hei de morrer,Animoso, constante, firme e inteiro:
Neste lance, por ser o derradeiro,Pois vejo a minha vida anoitecer;É, meu Jesus, a hora de se verA brandura de um Pai, manso Cordeiro.
Mui grande é o vosso amor e o meu delito;
Porém pode ter fim todo o pecar, E não o vosso amor que é infinito.
Esta razão me obriga a confiar,Que, por mais que pequei, neste conflitoEspero em vosso amor de me salvar.
>Visão arrependida (dualismo), uso de antítese e hipérbato.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás