História, perguntado por anajuliagomesd7238, 9 meses atrás

preciso da letra d

ATIVIDADE 1) Leia o texto. A seguir copie e responda às questões

Comparação entre a ditadura brasileira e a argentina

O texto a seguir faz parte de uma entrevista com o professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Patto Sa Motta.

" Tenho proposto o conceito de cultura politica para explicar as ilençan etre Brasil, Argentina e Chile - Uma reflexão que estou desen endo e a de que a cultura politica brasileira tem um traço che ce da negociação da conciliação e de atranjos que evitem rupturas. Na teen brasileira é muito forte o apelo por moderação.

Há momentos agudos, como no pré-64, quando entrevistados dizem haver sentido um clima de guerra civil e que a expectativa era de um conflito tremendo, e on golpistas pediram ajuda norte americana porque acharam que haveria uma guerra. longa Mas dai vem um golpe sem sangue 1

Voce compara os golpes argentinos e brasileiron entre as décadas de 1940 e 1960 e percebe uma nitida diferença na manifestação da violencia politica No Brasil tivemos uma série de golpes: a retirada de Getullo do poder em -| 1945, o episodio da crise de 1954, a pais de Juscelino Kubitsche Heo golpe em 1964. Muitos desses golpes não provocaram sangue.

Se a gente observa os golpes argentinos desse periodo, todos termi naram em sangue. O caso mais |- chocante é o golpe de 1955, um dos episodios para a derrubada de Perón Avides bombardearam a Plaza de Mayo ell houve centenas de mortes entre os que estavam all concentrados para defender Perón. Na Argentina havia um clima de violência política entre facções que aguçava o conflito e o odio, o que não era resolvido na saliva, como no Brasil. Não ha este histórico no Brasil e isso estimulou os atores politicos à moderação e a autocontenção.

Por que pensar em füzilar o Miguel Arraes, preso em Pernambuco, se isso nao tinha paralelo na história recente Por que inaugurar uma violên. cia desse tipo, que no futuro pode trazer implicações? No Brasil atuavam forças e tradições que estimulavam a moderação enquanto na Argentina o estimulo era para a violencia."

QUESTÕES

a) Qual foi o conceito usado pelo autor do texto para explicar as diferenças
entre o Brasil e a Argentina no tocante a violência política ?

b) Como o autor caracteriza a cultura politica brasileira?


c) Que diferença o autor estabelece entre Brasil e Argentina sobre o uso
da violência política?

d) Com base no texto e no que vocês estudaram sobre as ditaduras argentina e brasileira, vocês concordam com o autor em relação a diferença entre essas ditaduras quanto ao usa da violência política? Justifiquem​

Soluções para a tarefa

Respondido por gigiloppesfariaa
94

Resposta:

a) Na argentina havia um clima de violência política entre facções que aguçava o conflito e o ódio , o que nao era resolvido na saliva , como no Brasil. Nao há esse histórico no brasil e isso estimulou os atores políticos a moderação e a auto concentração.  

b) É que a cultura política brasileira tem um traço-chave : a busca da negociação , da conciliação e de arranjos que evitem rupturas  

 

c) No Brasil atuavam forças e tradições que estimulavam a moderação enquanto argentina o estimulava era para a violência  

 

Respondido por RayanaSE
8

a. O autor utilizou contextos para diferenciar a violência política entre Brasil e Argentina, respectivamente, diplomacia ("saliva") e conflito armado (disputa entre facções).

b. O autor caracteriza a cultura politica brasileira como moderada e com autocontenção.

c. O autor estabelece diferença entre Brasil e Argentina sobre o uso da violência política, pois na Argentina ocorreu ataques contra civis, com diversos bombardeios provocados pelas Forças Armadas argentinas, como o ocorrido na Praça de Maio (Plaza de Mayo) que deixou 308 manifestantes mortos, sendo seis deles crianças.

d. O autor demonstra que a violência política no Brasil e na Argentina ocorreu de diferentes maneiras, pois no Brasil não ocorreu utilização de armamento militar letal na contenção de multidões civis, além de diversos golpes brasileiros que ocorrerem de forma pacífica.

Golpe de Estado

É a derrubada ilegal de um governo constitucionalmente legítimo por uma facção política, exército ou ditador. Um golpe pode ou não ser violento e pode servir aos interesses da maioria ou da minoria.

Um ato de golpe pode simplesmente incluir a aprovação por um órgão soberano para revogar a constituição e conceder todos os poderes do Estado a um único indivíduo ou organização.

Para mais informações sobre a ditadura militar, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/149434

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes