Precisamos de um novo “software” para acessar o mundo. As soluções que serviam há 30 anos já não valem mais. Os jovens atuais não copiam nada, pelo contrário: são filhos da era pós-industrial e estão criando uma nova cultura. Os toques foram dados pelo psicanalista lacaniano Jorge Forbes, durante a palestra Édipo, adeus: o enfraquecimento do pai. Há uma nova ordem social no mundo. Muitos pais, educadores, psicanalistas, pensadores, todos ainda apresentam velhas soluções para novos problemas, mas é o momento de observar as mudanças, de agir de acordo com elas. Forbes lembrou que, antigamente, o jovem reclamava por não ter liberdade de escolha. Hoje, ele tem essa liberdade e se sente completamente perdido. Isso leva, entre outras coisas, às drogas e à depressão. O jovem moderno é diferente daquele da geração de 68, que levantava bandeiras e pregava planos de reforma da educação e da sociedade. A globalização provocou mudanças. Antes, as pessoas queriam pertencer a grandes corporações ou ter profissões reconhecidas. Não é mais uma honra ficar no mesmo emprego por mais de cinco anos e acabou essa história de “sujar a carteira”, termo usado para quem ficava pouco tempo num só trabalho. A globalização pulverizou os ideais e exige de cada pessoa uma escolha meio angustiante: será que realmente queremos o que desejamos? No lugar do papel contestador da geração 68, temos hoje uma geração jovem que exibe fracasso escolar, menosprezo e desinteresse pelo saber orientado. O jovem não vê razão em se formar; em ser doutor, bússola da geração dos seus pais. Vivemos uma vida que foi despadronizada. “Somos passageiros de um novo mundo”, acrescentou o psicanalista.
Tomando como referência o texto acima e seus conhecimentos sobre a Norma Culta e a Coloquial, analise as afirmativas.
I- É correto afirmar que o vocábulo software foi apresentado entre aspas, porque faz parte de outro idioma.
II- A expressão “sujar a carteira” deveria ser substituída por outra da norma culta para que o entendimento do texto fosse eficaz.
III- O fragmento: “Somos passageiros de um novo mundo” dá a entender que a geração de hoje é igual a de 68.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá,
I. Falso. A palavra software foi colocada entre aspas pois representou uma metáfora, ou seja, não estava sendo utilizada em seu sentido literal, e sim figurado, representando a necessidade das pessoas terem uma nova compreensão do mundo e dos jovens.
II. Falso. Não é necessário substituir a expressão "sujar a carteira", visto que ela emprega maior facilidade para a compreensão do que o autor quis dizer.
III. Falso. A expressão utilizada dá a entender justamente o contrário, que as gerações atuais são completamente diferentes daquelas de 68.
Todas são falsas.
Abraços!
Perguntas interessantes