Precisa-se de uma bola de cristal que mostre um futuro grávido de paz que a paz brilhe no escuro com o brilho especial que algumas palavras possuem mas que palavras, mais do que promessas seja como a chuva que sacia a sede da terra.
Considere a expressão “precisa-se” empregada no poema. O sujeito está determinado na oração ?
Soluções para a tarefa
É fácil perceber diversos erros no texto, o que pode tornar ainda mais conturbado uma avaliação plausível. Tentarei destacar todas situações e argumentos que me vieram durante a leitura, tentando ser o mais justo possível para com as coisas. Saliento que copiar o texto original de forma errada pode causar vários problemas pra você no futuro, o poema é de Roseana Murray e se chama Alma Antiga, mas você fez diversas alterações que comprometem o contexto, tiram a coesão e sentido das palavras, talvez por não ter copiado com a devida atenção.
1. Pra determinar a resposta antes devemos saber o que é e qual a função do sujeito no texto. Todos sabemos que o sujeito é "aquilo de que se fala", ele é o principal assunto do texto, o termo da oração do qual se afirma ou nega algo, e desempenha um importante papel. Com base nisso e lendo as entrelinhas podemos afirmar que sim, há um sujeito no texto, e ele é a bola de cristal.
Sendo assim, a resposta mais correta e aceitável pra mim é: Sim, o sujeito está determinado na oração, representado pela bola de cristal.