Pré-história é o nome que os pesquisadores dão ao período compreendido entre 3 e 2 milhões a.C. a 4000 ou 3500 a.C. As datações são sempre aproximadas e chegam a variar em milhares de anos.Apesar dos avanços, nossos conhecimentos sobre a pré-história são ainda bastante precários, pois estamos falando de um período remoto, com centenas de milhares de anos de duração.Os primeiros estudos sobre as origens da humanidade só apareceram no século XVIII: graças à intensificação das viagens marítimas, ao encontro de civilizações diferentes das conhecidas na Europa e ao desenvolvimento das ciências naturais, descobriu-se que nosso planeta passara por numerosas transformações que modificaram a crosta terrestre, a configuração dos continentes, a fauna e a flora.No século XIX, importantes achados arqueológicos na África, Europa, América e Ásia revelaram novos dados sobre a pré-história, possibilitando aprofundar nossos conhecimentos sobre o período.Por que a divisão tradicional entre Pré-história e História, tem recebido críticas da historiografia moderna? *
2 pontos
Pois esse termo valoriza apenas os sedentários, desmerecendo a importância dos grupos nômades
Pois os documentos ou fontes escritas desse período deixam claro que o homem da pré-história já havia inventado a escrita por volta de 2.500 a.C.
Pois essa divisão só valoriza a pré-história européia.
Pois o termo Pré-história, pode sugerir que o homem desse período não faz parte da História. O que não é verdadeiro.
Nenhuma das alternativas está correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
bvnfvgvvvbvbvffvnff jfvcnb
O Paleolítico é a primeira fase periódica da história, com início há cerca de 2.5 milhões de anos e final em 10.000 a.C. Essa época foi marcada pelo desenvolvimento da comunicação oral e escrita, criação dos primeiros utensílios de pedra e manuseio do fogo pelo homem.
Convencionalmente, a Pré-História é o período que antecede o advento da escrita. Portanto, é todo o espaço de tempo da história do homem, anterior ao surgimento da escrita cuneiforme na mesopotâmia.
Assim sendo, podemos localizar a Pré-História compreendida entre 5,5 milhões de anos antes de Cristo – surgimento dos primeiro hominídeos – até cerca de 4 mil anos antes de Cristo – surgimento da escrita. Durante esse tempo, tivemos a evolução da espécie humana, até chegar-se ao ponto mais evoluído, o Homo sapiens, a cerca de 70.000 a.C.
O homem, orginalmente quadrúpede e nômade, adquiriu, ao longo do tempo, características atuais, como tonar-se bípede (liberando as mãos para outras atividades importantes), o dedo polegar (que dava às mãos inúmeras outras possibilidades de atividades evolutivas) e, também, inúmeros desenvolvimentos de tecnologias que culminariam na urbanização, como as armas, a agricultura, e a pecuária.
Boas aulas