ENEM, perguntado por y4sm1n20, 4 meses atrás

Práticas Religiosas – Organizações Religiosas
As organizações religiosas apresentam-se, muitas vezes, como sistemas institucionais que buscam manter um grupo de pessoas unidas em torno de práticas de fé comuns e orientações que regulam a vida da comunidade, não somente no sentido religioso, apesar de este ser o seu foco principal. As práticas e crenças comuns aproximam as pessoas em torno de um mesmo objetivo, estabelecendo sistemas mútuos de proteção e aproximação. Essas práticas de fé são conhecidas e vivenciadas pelos seus participantes. O objetivo principal de uma organização religiosa é preservar as orientações contidas nos textos sagrados, as quais devem guiar o bem viver de seus seguidores. Ou seja, repassar as práticas e transmitir às gerações futuras a economia, a construção e manutenção do patrimônio financeiro das organizações religiosas, garantindo, por meio de uma ordem preestabelecida, o cumprimento de suas finalidades.
Os modos de organização das religiões variam muito. Algumas são organizadas em fortes hierarquias, com um controle centralizador, outras são menos organizadas e, ainda, há aquelas sem nenhuma organização sistematizada, sem grandes estruturas. Para uma organização hierárquica se constituir, faz-se necessário um grande número de especialistas religiosos, conforme a configuração das tradições religiosas, como, por exemplo: sacerdotes, feiticeiras, xamãs, pais de santo, pajés, gurus, irmãs, rabis, freiras, monges, papas, entre outros. Conforme a tradição religiosa, a lista é maior ou menor.
Toda organização religiosa possui sua estrutura hierárquica específica. Essas organizações são orientadas por um grupo de doutrinas e conhecimentos que surgem das práticas rituais e comportamentais vividas coletivamente nas comunidades ou, ainda, pessoalmente no dia a dia. As tradições religiosas também exprimem e sustentam as atitudes e conceitos diante do mistério da morte e do sentido da vida. Em suas particularidades, as tradições religiosas têm características próprias e, assim sendo, cada uma possui um olhar próprio de compreensão e de busca do sagrado. Há em todas as organizações religiosas uma peculiaridade ímpar que se fundamenta na relação com o transcendente/imanente e que forma o conjunto de palavras e ações que exprimem e sustentam suas práticas religiosas.
É comum, na maioria das tradições religiosas, oferecer aos seus participantes a
esperança de vida após a morte, o consolo e explicações para os problemas cotidianos, para
as dores do dia a dia, além de proteção e orientações para as diversas situações que afligem seus seguidores. Os líderes e membros procuram educar as pessoas para uma vida baseada em determinados princípios espirituais, proporcionando, com isso, melhores condições de vida física, espiritual e social.

Soluções para a tarefa

Respondido por SayuriBr
1

Resposta:

isso vale para todas as religiões ou só para algumas?tipo,educar para ter uma vida melhor,isso serve pra todas as religiões?


y4sm1n20: bom na realidade eu precisava de um resumo e a hora que fui editar não consegui
Perguntas interessantes