Práticas de aventuras urbanas
TEXTO 1 – PARKOUR
Parkour, também conhecido como Le Parkour, é uma modalidade de esporte que teve seu início na França por volta de 1980, por David Belle, que ajustou e criou técnicas para saltar obstáculos como rampas, muros, escadas, calçadas, corrimãos, árvores, qualquer lugar com apenas o movimento do corpo de forma ágil e superando seus limites. É uma atividade recreativa e esportiva, praticada em áreas urbanas ou rurais, que consiste em deslocar-se o mais rápido e eficientemente, de um ponto a outro, usando habilidades atléticas para superar os obstáculos. O significado da palavra parkour vem do francês e significa “percurso”. Pode ser praticada individualmente ou com outras pessoas. Os praticantes do parkour são reconhecidos como “traceur”. No Brasil, esta prática iniciou-se por volta de 2004 e reúne um número de pessoas para praticá-las juntas, sendo uma das características que faz o parkour ganhar seguidores pelo mundo. Apesar de ser considerado um esporte de risco, os praticantes mais experientes conseguem avaliar todos os perigos antes de realizarem suas manobras. Por isso, é considerado um esporte que requer muita dedicação, concentração e disciplina. Esse esporte traz vários benefícios, como: desenvolver a agilidade e resistência, precisão, equilíbrio, a concentração, aumento da força, do fortalecimento dos músculos, do corpo e da mente. A filosofia de parkour é: “Primeiro faça. Depois faça bem. Depois faça bem e rápido”. Siga o mestre! Glossário: Traceur – nome dado aos praticantes do parkour, que significa “traçado”, ou aquele que constrói o caminho ou percurso a ser percorrido. Agora que você já conheceu um pouco do esporte de aventura urbana parkour, vamos conhecer o slackline, considerado um esporte completo.
TEXTO 2 - SLACKLINE
O Slackline é considerado um esporte de equilíbrio corporal, realizado sobre uma fita de nylon suspensa, estreita e flexível presa entre dois pontos fixos, podendo ser praticado em qualquer lugar. Os praticantes do slackline são conhecidos como slackers. Seu objetivo é transpassar esse percurso equilibrando-se sobre a fita, permitindo ao praticante realizar várias manobras, geralmente a uma altura de 30 cm do chão. É também conhecido como corda bamba, que significa “linha folgada”. Sua prática se desenvolveu através da união das artes circenses e do Alpinismo. Sabe-se que o slackline teve sua origem nos Estados Unidos em meados dos anos 80, nos campos de escalada do Vale de Yosemite, no Estado da Califórnia. Para distração e treinamento, os escaladores e alpinistas, entre os intervalos das escaladas, esticavam suas cordas através dos pontos fixos para se equilibrar e caminhar. No Brasil, o esporte teve sua origem por volta de 1995, no Rio de Janeiro. É considerado um esporte completo, pois abrange vários benefícios, como desenvolver o equilíbrio, a resistência física, coordenação motora, consciência corporal, força muscular de membros inferiores e a concentração.
Por ser considerado um esporte novo, há vários incidentes envolvendo esse esporte. Muitos praticantes não procuram informações a respeito de como praticar de maneira correta e segura e acabam não seguindo as medidas de seguranças básicas. Durante a realização do slackline, os mais jovens devem ser acompanhados sempre com a supervisão de adultos. É fundamental existir uma preocupação e cuidados especiais com os praticantes, explicando as regras que devem ser seguidas para uma prática saudável, divertida e, principalmente, segura.
QUESTÕES:
1. Após a leitura dos textos, o que você considera mais importante para a prática do parkour e do slackline?
2. Quais os locais apropriados para a prática desses esportes, tanto na escola, como em seu entorno?
3. Após conhecer o parkour e o slackline, você acredita que é uma prática segura e eficaz para seus praticantes? Justifique?
4. Por meio da prática destes esportes, é possível assegurar aos praticantes o respeito, igualdade, tolerância e o trabalho em equipe? Justifiqu
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
como futebol, esportes ect
Deeh444:
ect = ecitétera
Perguntas interessantes