PRA HOJE PFVR GEOGRAFIA/
QUEM FAZER GRACINHA EU DENUNCIO LOGO PRA CAIR A CONTA
Observe as Figuras 1, 2, 3 e 4 e, no espaço ao lado, descreva o que elas
representam.
não deu pra cortar todas mas ta ai
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Estrutura interna básica da Terra. O limite entre crosta e a porção do manto que compõe a litosfera é marcado pela descontinuidade geofísica de Moho (Mohorovicić), definida por uma abrupta diferença de densidade entre as rochas. Nota-se que a litosfera é mais espessa no continente, aspecto explicado possivelmente por uma orogenia pretérita ou atual.
2 - Dorsal oceânica (centro de expansão da crosta) gerada pelo movimento convectivo do manto, o qual abre uma fenda na crosta através da qual o magma chega à superfície (no caso, o fundo do mar). As dorsais são regiões mais elevadas do fundo do oceano, sendo geralmente o divisor entre duas ou mais planícies abissais (bacias oceânicas). Nota-se que a crosta oceanica é mais fina nos centros de expansão, característica causada justamente pela separação das placas.
Bacia oceânica. Espaço compreendido entre o sopé continental e a dorsal. Em geral, consiste numa grande planície com pequenas elevações pontuais, frutos de processos geológicos pretéritos. Nessa região, há deposição de sedimentos finos trazidos do continente pela água.
3 - Limites de placas tectônicas. As setas indicam movimentos divergentes entre placas, ou seja, há afastamento a partir de uma dorsal.
4 - Ilha vulcânica oceânica. Gerada por atividade magmática intra-placa (hotspot / pluma), processo no qual uma massa magmática ascende a partir de grandes profundidades do manto, rompendo a crosta e formando vulcões. Os hotspots não mudam a sua posição no tempo, porém, as placas sim. Esse fenômeno gera "trilhas" de ilhas vulcânicas, como é o caso do Hawaii. O magmatismo nessas situações é bastante intenso. O Mauna Kea - um dos vulcões do Hawaii, por exemplo, tem mais de 10.000 metros de elevação desde o fundo do oceano até o pico. Ainda há o exemplo da Islândia, uma região onde um hotspot rompe a crosta exatamente sobre a dorsal do Atlântico.