Português, perguntado por Ellie10, 6 meses atrás

PRA AGORA

como os ideais iluministas foram vistos nos diferentes lugares?

Soluções para a tarefa

Respondido por drymaster07
1

Resposta:

Francis Bacon

Para muitos, é um precursor do que foi o movimento iluminista. Afinal, Bacon argumentou e formulou sobre um método científico e enfrentou resistências da Igreja e da tradição pelas suas idéias.

_

John Locke

(Wrington, 29 de agosto de 1632 – Harlow, 28 de outubro de 1704) foi um filósofo inglês conhecido como o "pai do liberalismo", sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.

_

Montesquieu

Ficou conhecido por defender a divisão do Estado entre o Legislativo, Executivo e o Judiciário. Além disso, formulou leis a partir de uma ordem natural, argumentando por uma aproximação da ciência com a política, ao invés da religião.

_

Rousseau

Rousseau é um representante do contratualismo. Para o Iluminismo, contribuiu com suas reflexões sobre o progresso humano, a liberdade e, principalmente, a defesa da soberania do povo.

_

Descartes

É um dos grandes responsáveis pelas idéias racionalistas que tanto fundamentam o Iluminismo. O autor teve a importância do questionamento dos costumes e do modo de pensar tradicional, colocando a Razão em seu lugar.

_

Adam Smith

É conhecido por desenvolver a filosofia liberal. Segundo o autor, o Estado deveria proporcionar a liberdade econômica e se engajar nos processos capitalistas de produção.

_

Quesnay

É o pensador da fisiocracia, considerada a primeira vertente de uma teoria política que era científica. Desse modo, suas idéias se relacionam com o Iluminismo por propor que leis naturais poderiam guiar a vida política.

_

Os Principais ideais foram bem-vistos, pois cada um dos filósofos iluministas tiveram uma idéia, os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.

Perguntas interessantes