Cidade grande Que beleza, Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indústria em Montes Claros. Montes Claros cresceu tanto, fi cou urbe tão notória, prima-rica do Rio de Janeiro, que já tem cinco favelas por enquanto, e mais promete. Carlos Drummond de Andrade 53. Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca- A) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem refe- rir-se à própria linguagem. B) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora ou- C) ironia, que consiste em dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica. D) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo. E) prosopopeia, que consiste em personifi car coisas inani- madas, atribuindo-lhes vida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
C) ironia, que consiste em dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.
Ao ler o texto pela primeira vez, é possível ter a impressão de que o poeta realiza elogios ao progresso da cidade mineira de Montes Claros. Mas ao observar mais atentamente alguns elementos presentes no texto, podemos fazer a verificação de que Drummond fez ao uso de uma figura de linguagem denominada de ironia.
A ironia pode ser observada, em especial, quando o autor sinaliza que a riqueza e o progresso de Montes Claros são indicação da expansão da miséria e da degradação social.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás