História, perguntado por Tsurf23, 10 meses atrás

Pq o antissemitismo era praticado na Europa e especialmente na Alemanha?

Soluções para a tarefa

Respondido por rlcunha
3

Resposta:

Antissemitismo é o preconceito concentrado contra qualquer pessoa de origem semita, o que inclui preconceito contra árabes, assírios, judeus etc. O termo, no entanto, possui uma utilização muito mais vinculada ao preconceito (étnico, religioso ou cultural) cometido contra os judeus. Ao longo da História, o antissemitismo manifestou-se de diversas maneiras, impondo uma perseguição muito grande às populações judias.

As questões envolvendo a perseguição aos judeus variam de acordo com o contexto histórico. Muitos historiadores afirmam que tal perseguição durante o período medieval é entendida muito mais a partir de um aspecto religioso. O antissemitismo moderno surgiu basicamente no começo do século XIX no continente europeu, e suas causas estão relacionadas a questões políticas e econômicas.

Explicação:

O crescimento do antissemitismo nos quadros políticos e na sociedade europeia teve o seu ápice com o surgimento do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães ou, simplesmente, Partido Nazista. Um dos elementos centrais do nazismo era o antissemitismo, e Adolf Hitler conseguiu com seu discurso mobilizar uma nação contra os judeus.

O que começou como um discurso tornou-se prática de terror quando os nazistas assumiram o poder na Alemanha, em 1933. Esse quadro agravou-se a partir de 1935, conforme o registro de Richard J. Evans:

"As ações antissemitas executadas na primavera e verão de 1935 tomaram muitas formas. Em maio houve […] numerosos boicotes a lojas judaicas organizadas por camisas-pardas e SS, com frequência acompanhadas de violência. Foi por essa época também que placas com dizeres antissemitas foram colocadas na beira da estrada e nos limites de muitas cidades e aldeias |4|."

No mesmo ano (1935), foram decretadas leis antissemitas pelo governo alemão, as quais ficaram conhecidas como Leis de Nuremberg. Essas leis excluíam os direitos de cidadania dos judeus, proibindo-os de se casar com alemães (ditos arianos). A partir dessas leis, a perseguição aos judeus consolidou-se na sociedade alemã, tanto na vida pública quanto na privada.

Fonte: Brasil Escola.

Perguntas interessantes