História, perguntado por gil192, 1 ano atrás

Pq Getúlio vargas era considerado um estadista?

Soluções para a tarefa

Respondido por igorporto23
8
Em março de 2007, o jornal Folha de S. Paulo convidou 200 personalidades brasileiras a dizer quem julgavam haver sido o “maior brasileiro de todos os tempos” e Getúlio Vargas foi o escolhido. O resultado não foi surpresa, porque vejo Vargas como o estadista do Brasil no século XX; na nossa história, só a figura de José Bonifácio de Andrade e Silva com a dele se ombreia. O valor desse tipo de pesquisa é relativo, dada a legitimidade discutível do ‘eleitorado’, e o caráter subjetivo do voto, mas mesmo assim o resultado é significativo. E também o é o fato de que o segundo colocado na pesquisa foi Juscelino Kubitschek, o presidente a quem coube completar a tarefa iniciada por Vargas. Ao escolherem os dois grandes presidentes, os pesquisados estavam também reconhecendo que o grande momento da história brasileira foi de 1930 a 1960. A figura e a contribuição de Getúlio Vargas já foram analisadas com competência por historiadores e biógrafos, de forma que não cabe fazer uma outra análise histórica de seu governo com fatos e citações. Não me parece relevante discutir a política econômica de Vargas, porque esta já foi amplamente tratada por outros autores.1 Não é, também, meu objetivo fazer um perfil com a enumeração de suas qualidades e defeitos, de seus muitos acertos e muitos erros. Parece-me, todavia, que há uma abordagem que poderia ser útil: a do ensaio de teoria política. Importa saber como a ação política de Vargas se relacionou com a construção da Nação e do Estado brasileiro, com o desenvolvimento econômico do país e a Revolução Capitalista, e, finalmente, com a transição de um Estado oligárquico para um democrático. Por que sua figura é tão importante para os brasileiros, apesar de haver governado o Brasil de forma autoritária? Por que considerá-lo um estadista? Terá sido porque comandou a industrialização e a Revolução Nacional e Industrial brasileira,2 ou teria sido ele apenas um político contraditório, como alguns propõem, ou um líder populista que enganava o povo, como outros sugerem
Respondido por EduardoPLopes
4

Getúlio Vargas era considerado por uma parte da população como um estadista pois havia promovido profundas e importantes (no ponto de vista destas pessoas) mudanças estruturais no Brasil.

Exemplos destas reformas são o estabelecimento, em Lei, dos Direitos Trabalhistas, regulamentando a hora extra, criando a iniciativa do salário mínimo e os mecanismos de previdência social, o fortalecimento da indústria de base do Brasil, por meio da criação das estatais CSN, Vale do Rio Doce e Petrobrás e a expansão dos direitos dos sindicatos.

O termo "estadista", contudo, é muito mais um título honorífico que algo que tem um significado intrínseco: quem criticava Vargas, por exemplo, via nele apenas um ditador, e não alguém preocupado com o bem-estar do Estado.

Mais sobre os seus críticos, que não o viam como estadista, em:

https://brainly.com.br/tarefa/11920086

Anexos:
Perguntas interessantes