História, perguntado por Iriana9, 1 ano atrás

povos indígenas mais numerosos: quais são, quantos são, onde e como vivem

Soluções para a tarefa

Respondido por whinderssonnune
4
Pelos dados de 2006 da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os índios guaranis formam o maior agrupamento indígena brasileiro, com quase 10% dos 454 mil índios que habitam o território nacional atualmente. Existem 220 etnias indígenas no Brasil, algumas das quais com pouquíssimos representantes – metade da população indígena está concentrada nos dez maiores grupos. Embora a população indígena atual pareça pequena se comparada aos 5 milhões de nativos que habitavam o Brasil na época do Descobrimento, ela cresce a uma taxa anual de 3,5% – a média nacional é de 1,6%. “A partir dos anos 60, uma série de fatores, incluindo o fortalecimento de políticas de saúde e de educação para os índios, contribuíram para que a população indígena começasse a crescer pela primeira vez desde a chegada dos portugueses”, explica a antropóloga Maria Elizabeth Brêa, da Fundação Nacional do Índio (Funai).
abraço
Respondido por laurienerodrigues
1

Olá!

Na América Latina, atualmente existem 522 povos indígenas que vão da Patagônia ao norte do México, passando por diferentes áreas geográficas como a Amazônia, os Andes, o Caribe Continental, a América Central Inferior e a Mesoamérica.

Por países temos:

Brasil : tem a maior diversidade de povos indígenas, com 241, o que representa uma população de 734.127 pessoas.

Colômbia : com 83 povos, e 1.392.623 habitantes. É o segundo país com o maior número de cidades.

México : com 67 povos e 9.504.184 pessoas.

Peru : com 43 povos e 3.919.314 pessoas.

Geralmente estes povos, são carentes de recursos econômicos, porque alguns vivem em regiões isoladas onde cultivam e caçam seu próprio alimento, e não tem acesso a serviços básicos e educação.

Nos melhores casos alguns moram em grandes ciudades e sobrevivem vendendo os artesanatos característicos de sua cultura.

Perguntas interessantes