Poucos pensadores da segunda metade do século 20 alcançaram repercussão tão rápida e ampla quanto o francês Michel Foucault (1926-1984). Por ter proposto abordagens inovadoras para entender as instituições e os sistemas de pensamento, a obra de Foucault tornou-se referência em uma grande abrangência de campos do conhecimento. Em seus estudos de investigação histórica, o filósofo tratou diretamente das escolas e das ideias pedagógicas na Idade Moderna.
Os estudos de Foucault, referentes à escola, revelam que:
Alternativas:
a)
o autor deixou leituras que ele fez a respeito do espaço escolar como uma instituição social privilegiada para a formação dos dispositivos de controle característicos da sociedade disciplinar.
b)
Foucault desenvolveu uma teoria específica, discutindo o espaço escolar e os processos de aprendizagem.
c)
em sua teoria sobre a escola, defende que é impossível o sujeito acessar, criar ou reproduzir saberes.
d)
o autor defendeu que a escola é um espaço para aprendizagem do saber universal.
e)
o autor defendia que a escola é um espaço de diálogo e liberdade.
2)
Foucault apresenta um método de trabalho que dará sustentação a ideia de que o saber não é universal ou universalizante e que não há continuidades ininterruptas na história. Na sua arqueologia Foucault problematizou e inaugurou um estudo que rompia com a ideia de totalidade, ou grandes estruturas dispostas a pensar a gênese, a história e o devir. Ele buscou observar o campo em que se manifestam, se cruzam, se emaranham e se especificam as questões do ser humano, da consciência, da origem e do sujeito.
Em relação ao contexto apresentado, complete as lacunas da sentença a seguir.
Foucault trata de práticas discursivas que estão carregadas de __________ e __________ para os interlocutores dessa dinâmica. Por isso, há saberes que são __________ das ciências, mas não há saber sem uma prática discursiva __________, e toda prática discursiva pode-se definir pelo saber que ela forma.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
manipulação - significados - independentes - relativa.
b)
abstração - significado - dependentes - determinante.
c)
sentido - valor - independentes - definida.
d)
sentido - valor - decorrentes - indefinida.
e)
crenças - saberes - derivadas - relativa.
3)
Leia o trecho a seguir.
Bourdieu desenvolve sua teoria da prática numa tentativa de superar a oposição artificial entre duas perspectivas aparentemente inconciliáveis que dividem as ciências sociais. De um lado, a perspectiva objetivista, que procura explicar a vida social não pela concepção dos seus participantes, mas pelas causas profundas que escapam à consciência. De outro lado, a posição subjetivista, que concebe o mundo social a partir das representações que dele fazem os agentes e atribui à ciência social a tarefa de construir uma interpretação das interpretações produzidas pelos sujeitos sociais (RODRIGUES CAVALCANTI ALVES, 2016).
A partir do pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu, complete as lacunas a seguir.
Para Pierre Bourdieu as _________ agem sobre os indivíduos desde as condições de seu nascimento até no decorrer da vida adulta. Nessa perspectiva, o _________ consiste em valores interiorizados pelos indivíduos, disposições que organizam suas _________ sem intenção consciente.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
estruturas sociais - campo - ações.
b)
estruturas sociais - habitus - ações.
c)
estruturas sociais - campo - atividades.
d)
interações sociais - campo - atividades.
e)
interações sociais - habitus - atividades.
Soluções para a tarefa
As respostas corretas são: 1)A, 2)C, 3)B, 4)D
Posso te apresentar a sequência correta:
Pergunta 1: A alternativa A está correta.
Pergunta 2: A alternativa C está correta.
Pergunta 3: A alternativa B está correta.
Foucault buscou entender como o exercício de poder se dá nas sociedades modernas, dialogando sobre este fato através da estrutura disciplinar teoria essa que apresenta o Estado como um mecanismo que impõe a disciplina no espaço social a partir de seus agentes, reproduzindo a estrutura como por exemplo nas instituições escolares, que colocam o aluno em uma organização que define sua formação os coagindo para que não se recusem às regras e normas.
Para Foucault, a utilidade penal tradicional, como as punições físicas, realizadas em praça pública, representavam a crueldade, a tirania e a sede de vingança do soberano, representando a punição nas sociedades tradicionais.
Ele definiu a punição na sociedade moderna a partir de quatro formas de punir este indivíduo:
1 - O banimento do indivíduo;
2 - A Imposição do resgate do indivíduo, ou seja, converte-lo do dano provocado em uma divida a ser paga.
3- Impor uma diminuição artificial e visível no indivíduo que cometeu um determinado crime grave;
4 - O encarceramento, este, que logo após as reformas iluministas, tornaram este método a forma geral e mais comum de penalidade.
Sobre a pedagogia:
https://brainly.com.br/tarefa/13233982