Possível entender ser a pesquisa científica "uma investigação metódica acerca de um assunto determinado com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto de estudo. O que poderia diferenciar a pesquisa de um estudante e de um cientista é basicamente o seu alcance ou grau. A finalidade das pesquisas em nível de graduação é levar o estudante a refazer os caminhos já percorridos, repensando o mundo". (BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. "Aprendendo a aprender". Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 55). Com base nisso, indique a alternativa correta: Escolha uma: a. A ciência não nos dá novas capacidades de obtenção de conhecimento, mas treina e aprimora as já existentes por intermédio da pesquisa científica b. O senso comum é inferior à ciência c. Todo cientista é treinado a pensar, para qualquer área d. A ciência capacita os estudantes para a prática do conhecer e. O estudo no nível de graduação está para o senso comum assim como o estudo no nív.
Soluções para a tarefa
Resposta: a) A ciência não nos dá novas capacidades de obtenção de conhecimento, mas treina e aprimora as já existentes por intermédio da pesquisa científica.
Explicação:
O termo "Ciência", por si só, significa apenas "Conhecimento", e resume-se a um sistema que nos permite adquirir o dito conhecimento, num processo designado de método ciêntifico, que consiste no seguinte conjunto de etapas:
- Observação - Em que o cientista levanta questões com base nas suas vivências e observações
- Hipótese - Em que o cientista cria uma possível explicação para as observações, de forma a poder testar a sua veracidade
- Experiências - Em que o cientista testa a sua hipótese, podendo esta ser descartada (e posteriormente substituida) ou comprovada
- Lei - Em que o cientista, depois de realizar várias experiências com o mesmo resultado, generaliza os mesmos e cria uma sequência de acontecimentos que se sabem ser verdadeiros, não incluindo o porquê de estes se darem da forma como se dão
- Teoria / Modelo - Em que o cientista e a comunidade científica tecem um conjunto de afirmações verdadeiras que tentam explicar a lei científica
É através do método científico, inserido na pesquisa científica, que chegamos às conclusões e descobertas de que os cientistas se orgulham e que contribuem para o desenvolvimento da humanidade.
Contudo, a capacidade de investigação e descoberta é algo inerente ao ser humano, sendo visível na nossa curiosidade e capacidade de indagação.
Por outro lado, o Senso Comum é o conhecimento mais vulgar, obtido através da observação direta do mundo que nos rodeia, bem como do conhecimento passado de geração em geração, derivado do conhecimento dos nossos antepassados.
A principal diferença entre ciência e senso comum é a inexistência de uma investigação dos motivos de um acontecimento da parte do senso comum, tomando crenças e proposições como "normais", ao passo que a ciência necessita de investigar e aprofundar o conhecimento sobre um dado acontecimento, de forma a entender o real motivo do acontecimento e as nuances de todo o processo.
Deste modo, podemos concluir que:
- A opção a) está correta, uma vez que a investigação científica apenas treina e aprimora as nossas capacidades de obtenção de conhecimento.
- A opção b) está errada, uma vez que o senso comum é apenas uma forma mais leve de obter conhecimento.
- A opção c) está errada, pois cada cientista pode focar-se numa ou mais áreas do seu interesse, não tendo de saber tudo sobre todas elas.
- A opção d) está errada, pois, segundo o texto, a única diferença entre um investigador estudante e um investigador profissional é o alcance dos seus resultados.
- A opção e) está errada, pois, também segundo o texto, a diferença no nível de investigação de estudantes e cientistas é apenas o alcance dos resultados e o senso comum não é uma forma inferior à ciência no que toca à obtenção do conhecimento na sua generalidade.
Podes ver mais exercícios sobre Ciência e Senso Comum em:
- https://brainly.com.br/tarefa/9225074
- https://brainly.com.br/tarefa/4790072