Pórticos são estruturas rígidas compostas por vigas e pilares. Os esforços externos reativos (reações nos apoios) de um pórtico isostático são calculados obedecendo às mesmas regras estudadas em vigas isostáticas, ou seja, faz uso das Equações de Equilíbrio.
Analisando o texto, qual a afirmativa CORRETA:
Escolha uma:
a.
As Equações de Equilíbrio são a soma das frequências externas ao longo do eixo x igual a zero (Swx = 0), a soma das frequências externas ao longo do eixo y igual a zero (Swy = 0) e a soma das frequências externas ao longo do eixo z igual a zero (Swz= 0).
b.
As Equações de Equilíbrio são a soma dos momentos externos ao longo do eixo x igual a zero (SMx = 0), a soma dos momentos externos ao longo do eixo y igual a zero (SMy = 0) e a soma dos momentos externos ao longo do eixo z igual a zero (SMz= 0).
c.
As Equações de Equilíbrio são a soma dos esforços externos na horizontal igual a zero (SFx = 0), a soma dos esforços externos na vertical igual a zero (SFy = 0) e a soma dos momentos externos igual a zero (SM= 0).
d.
As Equações de Equilíbrio são a soma das correntes externas ao longo do eixo x igual a zero (SIx = 0), a soma das correntes externas ao longo do eixo y igual a zero (SIy = 0) e a soma das correntes externas ao longo do eixo z igual a zero (SIz= 0).
e.
As Equações de Equilíbrio são a soma dos esforços externos na horizontal maior que zero (SFx > 0), a soma dos esforços externos na vertical menor que zero (SFy < 0) e a soma dos momentos externos igual a zero (SM= 0).
Soluções para a tarefa
Resposta:
As Equações de Equilíbrio são a soma dos esforços externos na horizontal igual a zero (SFx = 0), a soma dos esforços externos na vertical igual a zero (SFy = 0) e a soma dos momentos externos igual a zero (SM= 0).
CORRIGIDO PELO AVA
Resposta:
Alternativa C: As Equações de Equilíbrio são a soma dos esforços externos na horizontal igual a zero (SFx = 0), a soma dos esforços externos na vertical igual a zero (SFy = 0) e a soma dos momentos externos igual a zero (SM= 0).
Explicação:
As equações de equilíbrio são utilizadas para calcular estruturas isostáticas. Nesse sentido, temos três princípios para determinar as reações nas estruturas:
Somatório de forças horizontais igual a zero: todos os esforços externos horizontais, quando somados vetorialmente, devem resultar em zero.
Somatório de forças verticais igual a zero: todos os esforços externos verticais, quando somados vetorialmente, devem resultar em zero.
Somatório de momentos igual a zero: em um ponto conhecido, o somatório dos momentos causados por todos os esforços externos deve ser igual a zero.