Pórticos são estruturas formadas por um conjunto de barras, sendo elas horizontais e verticais. Esses tipos de estruturas são muito utilizadas em portais de condomínios residenciais e comerciais, templos; em vias rodoviárias como suporte de sinalização de trânsito, de radares; nas áreas esportivas e de lazeres como aparelhos de ginásticas e em exercícios militares como estruturas de transposição.
Cites os tipos de pórticos.
Soluções para a tarefa
· Tipos de pórticos:
- Pórtico simples de alma cheia: tipo duas águas, estrutura simples e simétrica com cobertura inclinada que tem vão livre de 10m a 45m, e altura de 4m a 12m. O grau da inclinação da cobertura (caimento da água) fica entre 5% e 20% do tamanho do vão livre, e o espaçamento entre os pórticos de 6m a 12m.
- Pórtico simples com vigas tipo treliçadas: A mesma estrutura do pórtico citado a cima, porém neste caso temos vigas treliçadas que garantem maior capacidade de forças aplicadas sobre a mesma. Como os perfis podem aumentar a altura em aproximadamente 50%, sem aumentar a massa linear, consegue-se vencer vãos maiores, de até 60m.
- Pórtico com coluna central: Utilizado para grandes vãos (maiores que 30m), e sem a necessidade de vão livre direto, o pórtico necessita de uma escora central, pode reduzir as vigas, gerando uma estrutura mais econômica.
- Pórtico atirantado com pendurais: Repetindo a mesma situação do pórtico a cima, mas com a colocação de tirantes e pendurais, consegue-se reduzir os deslocamentos horizontais e os momentos nas colunas. São indicados para inclinações maiores que 15%.
- Pórtico em arco: Muito utilizado na questão arquitetônica para dar impressão de amplitude do galpão. As vigas são curvadas por calandragem a frio. Para vãos grandes serão necessárias ligações nas vigas, que devem ser cuidadosamente detalhadas.