Portanto, nesta atividade você deve elaborar um texto dissertativo explicando o que é a neuroplasticidade cerebral, considerando os aspectos morfológico, funcional e comportamental. Para finalizar seu texto, explique porquê conhecer os mecanismos da neuroplasticidade cerebral pode auxiliar o trabalho do psicopedagogo. Seu texto deve ter em média 10 linhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal ou plasticidade cerebral, refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências. Esta característica única faz com que os circuitos neuronais sejam maleáveis e está na base da formação de memórias e da aprendizagem bem como na adaptação a lesões e eventos traumáticos ao longo da vida adulta.
Explicação:
A neuroplasticidade cerebral, pode ser entendida como a capacidade do nosso sistema nervoso em fazer modificações estruturais e funcionais, em outras palavras, a criação de novas conexões entre os neurônios a partir de experiências vivenciadas.
Vale ressaltar que esta plasticidade pode ocorrer em variados níveis ou aspectos:
- Morfológico
- Funcional
- Comportamental
Quando falamos de tais aspectos, estamos falando da forma do comportamento, ou seja, nossa postura, aparência e movimentos.
Os mecanismos da neuroplasticidade cerebral podem auxiliar o trabalho do psicopedagogo nas situações de ensino-aprendizagem, tendo em vista, a aquisição de conteúdos pelos discentes, e suas possíveis associações.
Aprenda mais sobre a Neuroplasticidade Cerebral:
https://brainly.com.br/tarefa/24087120
Bons estudos!