porque todos os produtos raros podem não ser considerados bems escassos? Explique por que para existir escassez precisa-se ter demanda sobre o produto
Soluções para a tarefa
Resposta:
para haver escassez, tem que ter o grande abuso e desperdício do produto. já, por ser um produto raro, ha poucas possibilidades de acontecer a escassez
Resposta:
Conceito de Economia - é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, os quais poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.
A economia é a ciência que estuda o homem enquanto ser social inserido em um ambiente de escassez; por esse motivo, pode ser considerada como uma ciência social aplicada.
Uma das preocupações da economia é estudar a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade. Portanto, é preciso compreender como os indivíduos devem empregar sua renda para ter o maior aproveitamento possível e como a sociedade deve alcançar o maior nível de bem-estar material a partir dos recursos disponíveis.
O problema econômico fundamenta- se na idéia da escassez; logo, é necessário ser definido: o que produzir como produzir e para quem produzir.
Um dos objetos de estudo da ciência econômica é a escassez, porque esta consiste no problema econômico por excelência. Conseqüentemente, a escassez de recursos de produção resulta na escassez dos bens. Afirmar que os bens são econômicos implica que eles são relativamente raros ou limitados. Mas o fato de existir um bem em pouca quantidade não o define como escasso. É preciso, então, que esse bem seja desejado, procurado. A escassez só existe se houver procura (ou demanda) para a obtenção do bem.
Ora, mas por que um determinado bem é procurado (ou demandado)? Um bem é demandado porque tem a capacidade de satisfazer uma necessidade humana, ou seja, tem utilidade.
Um bem é procurado porque é útil. Assim, os bens econômicos são aqueles escassos em quantidade, dados sua procura, e apropriáveis. Os bens econômicos têm como característica a utilidade, a escassez e a possibilidade de transferência. Os bens livres, por outro lado, são aqueles disponíveis em quantidade suficiente para satisfazer todo o mundo; portanto, ilimitados em quantidade ou muito abundantes e nada apropriáveis.
As necessidades podem ser classificadas em:
Básicas ou primárias: indispensáveis para nossa sobrevivência ou sem as quais nossa vida será insuportável. Exemplo: alimentação, saúde, habitação, vestuário, entre outros.
Secundárias: desejadas pelo convívio social. Exemplo: educação, transporte, lazer e turismo.
Fatores de Produção: Os recursos de produção ou fatores de produção da economia são aqueles utilizados no processo produtivo para obter outros bens e serviços, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores são estes: terra, capital, tecnologia, trabalho, capacidade empresarial.
Os agentes econômicos: são famílias, empresas, governo.
Classificam-se os sistemas econômicos em:
Sistema capitalista ou economia de mercado: a base desse sistema econômico é a propriedade privada dos bens de produção e do capital, em que predomina a livre iniciativa.
Economias socialistas ou economia planificada: nessas economias, as decisões sobre o que, quanto, como e para quem produzir são determinadas por órgãos de planejamento do governo, e não pelo sistema de preços e pela concorrência intercapitalista.
Explicação: