porque so conseguimos enxergar os objetos que produzem luz,como uma lampada,ou objetos que refletem a luz de uma fonte luminosa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Você já se perguntou para que serve a luz? E já tentou imaginar como seria o mundo sem ela?
A luz é algo muito importante em nossas vidas: é através dela que recebemos informações sobre as cores, as formas, os tamanhos e a posição dos objetos que nos cercam. A luz é essencial às nossas vidas e à realização das atividades humanas. Mas você sabe como conseguimos ver os objetos?
Tudo começa pelas radiações luminosas que partem dos objetos e atingem nossos órgãos de visão: os olhos . Quando as radiações penetram em nossos olhos, passam pela pupila e chegam até a retina, atingindo depois o nervo óptico, que irá transmitir as informações ao cérebro. Estas informações serão “traduzidas” pelo cérebro como radiação luminosa.
Veja um exemplo: quando entramos num quarto escuro e acionamos o interruptor, passamos a enxergar não só a lâmpada acesa, mas também tudo o que se encontra no quarto. Neste caso, a lâmpada é um corpo luminoso, ou uma fonte de luz. Os outros objetos do quarto não emitem luz como a lâmpada, eles apenas difundem a luz em todas as direções, inclusive na direção dos nossos olhos. Por esta razão é que conseguimos enxergar os objetos que estão no quarto.
Se a luz do quarto for apagada, os objetos do quarto “perdem” suas cores, ficando cinzas ou pretos, e desaparecem na escuridão. Por isso é que tropeçamos no escuro!
Sabendo disso, podemos dizer que as cores dos objetos que nos cercam são, de certa maneira, uma miragem, uma ilusão, porque a cor depende da propriedade que esses corpos têm de selecionar a luz do ambiente. Nós enxergamos os objetos pela luz que eles difundem. É por isso que, ao dirigir à noite, os motoristas acendem os faróis: assim, iluminam os objetos, tais como a estrada, os pedestres e os outros veículos, conseguindo enxergá-los pela luz que estes objetos difundem em todas as direções. Na verdade, difundindo certas radiações luminosas, ou transmitindo-as e absorvendo todas as outras, os corpos “selecionam” suas cores. Quer ver como isto funciona?
Imagine que você tem algumas folhas de gramas na sua mão. Elas são verdes porque absorvem todas as outras radiações da fonte luminosa que os atinge, com exceção do verde, que difundem ao seu redor. Uma rosa é vermelha ou amarela porque suas pétalas refletem mais essas duas cores que as outras. Mas nem todas as pessoas enxergam as cores da mesma maneira. Certas pessoas apresentam um grau de deficiência na avaliação das cores. Esta deficiência é conhecida como daltonismo.
A viagem da luz através dos obsetos:
atravesse ou podem bloqueá-la. Quando eles permitem a passagem da luz, eles são chamados corpos transparentes, como é o caso do vidro, do ar e da água. Através de tais corpos, podemos enxergar normalmente, como se eles não existissem:
Mas também há meios que bloqueiam a luz, que são conhecidos como corpos opacos. Entre as categorias dos corpos transparentes e dos corpos opacos há uma categoria intermediária: a dos corpos translúcidos. Um corpo translúcido permite a passagem da luz, mas não conseguimos distinguir, através dele, a forma do objeto de onde esta luz provém. O vidro fosco (ou martelado), o papel e muitos tipos de plásticos e tecidos são exemplos de corpos translúcidos.
pode resumir se quiser....
PODE DAR A MELHOR RESPOSTA POR FAVOR