História, perguntado por 12102006, 11 meses atrás

porque se diz que a paz romana período vivido pelo Império entre os séculos 12 depois de Cristo foi uma Paz Armada

Soluções para a tarefa

Respondido por Shaienne0930
25
A Paz Romana foi uma expressão já usada na época, possuindo um sentido de segurança, ordem e progresso para todos os povos dominados por Roma. Era uma paz armada e atingível apenas pela presença dos legionários. Essa era a única forma de assegurar uma harmonia mínima e a articulação entre o poder imperial e as vastas regiões a governar, servindo de instrumento de apoio à execução de medidas de caráter administrativo, fiscal e judicial. 

Um bom exemplo de manutenção da pax romana é a prisão e condenação à morte da figura histórica de Jesus Cristo, que, arrastando consigo multidões e auto-intitulando-se Rei dos Judeus, punha em perigo a paz e a estabilidade pretendidas por Roma na região, constituindo uma ameaça pública..
Este termo enquadra-se historicamente nos dois primeiros séculos do Império Romano, instaurado em 27 a.C. por Otávio Augusto. Neste período, a população romana viveu protegida do seu maior receio: as invasões dos bárbaros que viviam junto às fronteiras, o limes.

Pax Romana era uma expressão já usada na época, possuindo um sentido de segurança, ordem e progresso para todos os povos dominados por Roma. Tem maior expressão nas dinastias imperiais dos Flávios (68-96) e dos Antoninos (96-192). Plínio, o Velhorealçava já a "imensa majestade da paz romana, essa dádiva dos deuses que parece ter trazido os Romanos ao mundo para o iluminar". De fato, a aventura conquistadora dos Romanos nasce com o fim das Guerras Púnicas (264 a.C.-146 a.C.), eliminado que estava o maior inimigo e potencial entrave para o domínio romano em torno do mar Mediterrâneo. As conquistas sucedem-se, da Península Ibérica à Anatólia. Entre 58 a.C. e 51 a.C., a Gália é submetida por Júlio César, que submete também a Germânia renana..

Perguntas interessantes