História, perguntado por leandrmagalhaeottrnk, 1 ano atrás

Porque São Paulo e Minas Gerais comandavam a política no início do século XIX


ddddrikkkkaaaa: A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais....
JoãoCaeiro: Cara, vc conseguiria me explicar a relação entre a política dos governadores, imposta por Rodrigues Alves, e a política do café com leite?Vlw!

Soluções para a tarefa

Respondido por JoãoCaeiro
11
Pois o durante a República Oligárquica, manteve-se as bases de todo um sistema colonial, em que o favorecimento da aristocraçia rural permanece. Tanto São Paulo, com o café,como minas, com o leite, passaram a se alterar no poder na conhecida política do café com leite.

Respondido por Paulo7624
3
Política do governadores -- consistia em um acordo entre os governadores estaduais e o governo Central. Os grupos políticos que administravam os estados davam apoio irrestrito a o governo federal e em troca este só permitiria a Vitória eleitoral dos deputados federais Aliados a esse grupos estadual impedindo a posse de Deputados eleitos pelos partido de oposição. Política do café com leite. Na Esfera Federal tanto Poder Executivo quanto o legislativo foram controlados durante a República Velha por São Paulo e Minas Gerais por meio do Partido Republicano Paulista e do Partido Republicano Mineiro que buscavam o revezamento do poder e o controle dos principais cargos do Governo Federal. DEVE-SE RESSALTAR QUE A POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE NÃO FOI MARCADA PELA COESÃO UMA VEZ QUE HOUVE DIVERGÊNCIA POR DIVERSAS CAUSAS QUE LEVARAM AS DISPUTAS POLÍTICAS ENTRE AS OLIGARQUIAS MINEIRAS E PAULISTAS DURANTE O PERÍODO DA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA.
Perguntas interessantes