porque rochas diferentes têm características e propriedades diferentes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A litosfera é a superfície e as camadas sólidas da Terra e é composta por rochas, que são formadas pela combinação natural de diferentes minerais. Portanto, devido às propriedades dinâmicas da superfície, existe uma grande variedade de rochas por meio de processos como formação, intemperismo, erosão e muitos outros.
Desta forma, vários métodos de classificação de rochas são elaborados. A forma mais famosa é concebê-los desde a origem, ou seja, a partir do processo que levou aos seus diferentes tipos. Nesta divisão, existem três tipos principais: rochas ígneas ou magmáticas, rochas metamórficas e rochas sedimentares.
1) Rocha ígnea ou rocha magmática: magma derivado da solidificação de magma ou lava vulcânica. Eles são geralmente altamente resistentes e geologicamente recentes e vêm de subtipos de antigas formações. Eles são divididos em dois tipos:
1.1) Rocha ígnea eruptiva ou vulcânica: É o magma formado pelo resfriamento da lava em forma de lava erupcionada por um vulcão, que forma rochas na superfície e nas áreas oceânicas. Devido à rápida formação de rochas durante esse processo, elas apresentam características diferentes de rochas intrusivas. Um exemplo é o basalto.
1.2) Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: são formadas no interior da terra, geralmente na área onde a astenosfera e a litosfera se encontram durante um longo processo constitutivo. Eles só aparecem na superfície por meio de afloramentos, que são formados pelo movimento das placas tectônicas, assim como a estrutura das montanhas. Exemplo: gabro.
2) Rochas metamórficas: São rochas de outros tipos de rochas pré-existentes (rochas geradoras) que não foram decompostas no processo, o que se denomina metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto na litosfera onde a temperatura e a pressão são diferentes de sua localização original, ela muda suas propriedades mineralógicas e se transforma em rocha metamórfica. Por exemplo: mármore.
3) Rochas sedimentares: Rochas derivadas da acumulação de sedimentos, esses sedimentos são partículas de rochas. As rochas existentes são afetadas por fatores externos ou externos causados pela conversão do relevo, se desgastam e se quebram em muitas partículas (intemperismo); então, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelo vento para outras áreas, onde se acumulam e se fundem Sob certa pressão, eles se recombinam e se solidificam (diagênese) para formar novas rochas.
Em alguns casos, esta estrutura de rocha é propícia à preservação de fósseis, portanto fósseis só podem ser encontrados em rochas sedimentares. Além disso, pode haver petróleo na chamada bacia sedimentar, que é um recurso mineral muito importante na sociedade contemporânea. Exemplo: Limestone.
Espero ter ajudado !!!!!