porque poucas donatários se interessaram em assumir uma capitania no Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534. A América Portuguesa foi dividida em 15 faixas de terra, e a administração dessas terras foi entregue aos donatários. As capitanias existiram no Brasil durante séculos, mas, a partir de 1548, uma nova forma de administrar o Brasil foi criada.
Explicação:
acho q e isso ? espero ter ajudado :)
As capitanias hereditárias foram um sistema de Administração Territorial da América Portuguesa, implantado em 1534, e que fazia parte do Império Português. A Coroa Portuguesa no Brasil estava com seus recursos insuficientes e delegou a tarefa de colonização e exploração de algumas áreas.
O território brasileiro, que pertencia a Portugal, foi separado em algumas faixas de terra e estas cedidas para os nobres que faziam parte da ala de confiança do rei D. João III (1502 – 1557).
As capitanias hereditárias receberam esse nome porque podiam ser passadas de pai para filho.O intuito era povoar a colônia e dividir a administração colonial, só que as capitanias hereditárias existiram por pouco tempo, dezesseis anos depois da criação, foram extintas.
Essas capitanias motivaram o desenvolvimento das vilas, que gradualmente foram se transformando em províncias e mais tarde acabaram fundando alguns estados brasileiros. Na atualidade, ainda é possível sentir a herança do sistema das capitanias hereditárias, através do coronelismo e das famílias que detêm o poder em alguns estados.