Português, perguntado por cesarcostaopet, 1 ano atrás

Porque os verbos aspirar (sentido de objetivar), assistir (sentido de ver), visar (sentido de objetivar) não recebem os pronomes lhe/lhes?

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
1

Resposta:

Explicação:

Aspirar no sentido de objetivar é transitivo indireto e pede a preposição "a", desta forma não pode usar o lhe, nem lhes. Por exemplo Eu aspiro ao cargo e não eu aspiro-lhe (que fica, assim, como se estivera no sentido de sorver,absorver).

Assistir no sentido de ver é transitivo indireto e pede a preposição "a", desta forma não pode usar o lhe, por exemplo eu assisto ao filme e não eu assisto-lhe ( que dá a impressão de não ser no sentido de ver, mas sim de prestar auxílio).

Visar no sentido de objetivar é transitivo indireto e pede a preposição "a",

desta forma não pode usar o lhe, por exemplo eu viso ao cargo de presidente e não eu viso-lhe ( que fica como se estivesse no sentido de ter em vista)

Assim é o sentido do verbo que não permite o uso de lhe ou lhes.


cesarcostaopet: Posso entender então que não se usa o pronome lhe para os verbos transitivos indiretos que pedem a preposição A quando estes possuírem, conforme o sentido na frase, a possibilidade de serem verbos transitivos diretos. Certo?
cesarcostaopet: Seria o caso do verbo AGRADAR, que é VTD no sentido de acariciar e VTI + prep A, no sentido de satisfazer?
nilidis: Correto
nilidis: Obrigada pela melhor resposta :)
cesarcostaopet: eu que agradeço a ajuda...
nilidis: de nada, disponha. Pense sempre no sentido do verbo.
Perguntas interessantes