Geografia, perguntado por joycemorgana4430, 10 meses atrás

Porque o território brasileiro cresceu? Explique

Soluções para a tarefa

Respondido por leticialarissa5
1

Quando o Brasil foi "descoberto", ou melhor, conquistado pelos portugueses, já havia um tratado territorial que garantia a Portugal direito de tomar posse de todas as terras americanas das ilhas do cabo verde até 370 leguas a oeste, apos isso o dominio seria espanhol. ou seja, Portugal ficou com o nordeste, sudeste, um pedaço do centro oeste e um pedaço da região sul.

Porem em 1580 o rei de Portugal morreu sem deixar herdeiros e seu parente mais próximo era um primo de 2º grau que na ocasião era o rei da Espanha, portanto a Espanha anexa Portugal e é criada a União Ibérica, neste periodo as fronteiras entre a America Espanhola e a America Portuguesa deixam de existir, colonos portugueses e "brasileiros", começam a habitar a região sul, e avançam e direção ao centro oeste e norte por meio da bandeiras, a fronteira ocidental do Brasil é justamente até aonde foram os bandeirantes no sec XVII, e no Norte há tambem a presença de jesuitas portugueses, o que só aumentava a soberania de portugal em terras espanholas.

Em 1640 termina a União Iberica, Portugal volta a ter poder, porem os portugueses e brasileiros em terras espanholas causam atritos politicos em ambas nações. Até que em 1750 é assinado o tratado de Madrid onde a Espanha doa o território habitado por luso-brasileiros para Portugal e este território é exatamente o limite territorial do Brasil atualmente, com exceção do Acre que foi comprado da Bolivia, e outras pequenas areas do Norte do país adquiridas por meio de tratados com o pais sedente.

Voltando ao sec XIX, em 1808 a família real foge para a colonia, Dom João VI, anexa a provincia da Cisplatina (atual Uruguai), graças a sua esposa, Carlota Joaquina, filha do rei espanhol que pediu ao pai a coroa do Vice Reino do Prata (Argentina, Uruguai e Paraguai), antes que Napoleão invadisse a Espanha, mas o pai só lhe dá a Cisplatina. Portanto quando o Brasil se torna independente de Portugal, o novo pais se forma com todas as provincias, independente de estarem de acordo ou não, e o Uruguai tbm ficou pertencente ao Brasil, porem em 1826 eles se tornam independentes do Brasil, em seguida ocorre alguns movimentos separatistas no Império: Farroupilha, Balaiada, Sabinada, Cabanos, Confederação do Equador e outros pouco estudados. Mas o exercito do Império Brasileiro conseguiu derrotar alguns movimentos separatistas, e negociar a paz com outros movimentos separatista.

Após D. Pedro II, subir ao trono, ele conseguiu melhorar a relação da coroa com as provincias, e o Brasil nunca mais entrou em processo separatista aos moldes de ter que pegar em armas como no governo de D. Pedro I, e no periodo regencial.

O Brasil tem o território grande, porque tinha exército para evitar separações. Pois a seculos atras ser grande de tamanho, era sinonimo de ser grande de poder. Já que não existiam tecnicas agrículas de ser plantar muito em pouco e qualquer solo, e onde há muita terra, há possibilidade de se encontrar minerais e outros recursos valiosos.

Na minha opinião o tamanho continental não é o causador de problemas. é o tamanho da corrupção e ineficiência de nosso sistema político é que causa problemas, seria para suprir o tamanho que foi criado prefeitos, governadores, e deputados. se existe corrupção dentro da camará de vereadores das cidades, não adiantaria de nada fragmentar os estados brasileiros em novos Países. seriam pelo menos 20 novos países corruptos no mundo. somente uns 6 estados se salvariam parcialmente.

Perguntas interessantes