Porque o socialismo ganhou força na Rússia?
Soluções para a tarefa
A consolidação desse sistema capitalista teve início com a Revolução Industrial e a implantação do maquinismo, acelerando o processo de privatização dos meios de produção, do confinamento do operário nas fábricas e seu conseqüente assalariamento. Configura-se então, a nova classe do proletariado, submetida ao sistema hierárquico fabril e ao trabalho manual separado do trabalho intelectual. As novas teorias exigiam a igualdade, não apenas formal, mas real.
A partir de 1848, o proletariado procurou a expressão de sua própria ideologia, oposta ao pensamento liberal. Marx e Engels formularam suas idéias a partir da realidade social por eles observada: de um lado o avanço técnico, o aumento do poder do homem sobre a natureza, o enriquecimento e o progresso; de outro, e contraditoriamente, a escravização crescente da classe operária, cada vez mais empobrecida. A miséria, a jornada de trabalho excessiva e a exploração da mão-de-obra infantil configuram um estado de injustiça social, gerador de protestos e anseios de mudança.
Em fevereiro de 1917, os rumos tomados pelo novo contexto político russo tomariam outros destinos. A Revolução de Fevereiro de 1917 aconteceu sob a liderança dos Mencheviques e pode ser considerada uma primeira etapa, muito importante, que envolvia o contexto específico da Rússia e da economia mundial da época. O governo provisório dos mencheviques não abriu espaço para que os sovietes tivessem participação plena nas decisões políticas a serem tomadas. Além do insucesso nos projetos de recuperação da economia interna, o governo provisório de fevereiro optou pela manutenção das tropas russas na Primeira Guerra Mundial.”