História, perguntado por Luan99999, 1 ano atrás

Porque o renascimento se opos a idade média ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Feliciti123
1
Basicamente pela laicização das coisas e a valorização do homem, enquanto que na idade média, dominada pelo poder da igreja católica, prevalecia a religiosidade e tudo se centrava em torno disso. A arte é um bom exemplo disso, enquanto na idade média tivemos o período barroco, marcado por uma arte religiosa, reveladora de conflitos entre a carne e o espírito, no classicismo tivemos uma retomada dos conceitos gregos de beleza e equilíbrio, tendo por centro de tudo o homem e a representação fidedigna da natureza.
Respondido por thiagohenrimart
0
Primeiro devemos saber que, a idade média começou em 476 a.C com a queda do Império Romano do Oriente e se estendeu até 1453 até a queda do Império Romano do Ocidente. A idade média foi caracterizada pelo Feudalismo e pela Monarquia em seu estado inicial, mais frágil. Naquela época, os valores eram diferentes, isto é, traídores eram considerados piores pecadores do que pedófilos, a Honra era o que movia as alianças. E neste primeiro momento, na "Baixa" Idade Média, cada feudo possuía sua própria Igreja, mas a Igreja ainda não era algo tão desenvolvido e notável assim. Porém, com o passar dos anos e com os conflitos, as culturas dos povos foram se misturando. Um grande exemplo que marcou o fim da Antiga Idade Média para a Alta Idade Média foi a "Romanização" dos Reinos Francos. Durante a segunda dinastia Carolíngea, Carlos Magno unificou o Império, tornando-o um Império Sacro ( União do poder Político e Religioso)
Em 25/12 ( "nascimento Jesus" ) cavalgou até Constantinopla para ser coroado novo imperador pelo Próprio Papa, unificando a Religião e a Política.
Com isso, foram se desenvolvendo novos valores religiosos, e dentro dos Mosteiros houve o surgimento do Clero Regular que passou a ser dividido em várias ordens. ( Jesuítas, Franciscanos e etc) Porém, a Igreja nessa época era muito conservadora e manipuladora das informações, a Igreja era quem dizia o que podia e o que não podia ser lido, a lingua falada e escrita era o Latim, e no entanto, muitos eram analfabetos, dando espaço para o surgimento dos Trovadores (Poesia/Textos Orais).
E a Igreja nesse momento possuiam dogmas que não permitiam qualquer desenvolvimento nas áreas da ciência e medicina em particular.
Aqueles que faziam remédios e possuiam conhecimentos sobre ervas eram chamados bruxos, aqueles que estudavam o corpo humano eram chamados "Demônios Esquartejadores" e todos esses eram queimados na fogueira.
Porém, com o tempo passando, houve o surgimento de questionamentos contra os Dogmas da Igreja, intensificaram-se os pensamentos filosóficos que divergiam das Ideias da Igreja e houve o surgimento do Protestantismo, com por exemplo, as teses de Martinho Lutero em 1517 (Pós Idade Média).
E esse rompimento com os Dogmas arcaicos e conservadores da Igreja e seus afiliados(Poderes Politicos) caracterizou a reforma em todas as áreas, desenvolvendo-se a ciência, surgimento de novas ordens, novas Igrejas e novas línguas derivadas do Latim (Italiano, Português e etc). O renascimento é marcado por constantes avanços científicos, coisa que era expurgada na Alta Idade Média, e uma liberdade religiosa mais ampla.

Bons estudos e espero que tenha entendido!!

thiagohenrimart: Obs, vale lembrar que a transição Idade Média para Renascimento foi marcada pela mudança do Feudalismo para o Capitalismo(Num estado incial).
Perguntas interessantes