Porque o continente africano apresenta um elevado numero de paises?
Soluções para a tarefa
Há várias razões para explicar isto.
Acredita-se que a África seja o berço da humanidade. Isto é, foi lá que os seres humanos primeiramente surgiram e então se espalharam pelos quatro campos do planeta.
Em razão das suas grandes dimensões e inúmeros acidentes naturais (planaltos, planícies, savanas, florestas, rios, cadeias de montanhas) o processo de ocupação humana foi lento.
Tempo suficiente para que ocorresse diferenciação entre os grupos humanos estabelecidos, originando o surgimento de centenas de povos distintos entre si.
Infelizmente, para os africanos, embora uma das primeiras grandes civilizações da antiguidade tenha sido africana (a civilização egípcia), com o passar dos séculos eles acabaram ficando para trás.
O maior desenvolvimento tecnológico das nações europeias deu-lhes vantagens comerciais e militar sobre os povos africanos, menos desenvolvidos, que acabaram se tornando colonias das diferentes potencias europeias.
Diferentes colonizadores e diferentes colonizados. Esta mistura acabou produzindo a colcha de retalhos que é a Africa atual.
:-)
Muitas pessoas conhecem a África pela sua extrema pobreza e miséria, porém poucos sabem o porquê disso. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), dos países considerados com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, todos eles são africanos. Essa situação foi causada, principalmente, pela exploração colonial e imperialista que ocorreu nesses paises.
Primeiramente, houve uma dominação colonialista que se iniciou ao final do século XV, quando a população negra que formava as diversas etnias desse continente foi escravizada e levada para outros lugares, incluindo o Brasil. Essa dominação permaneceu dessa forma até o século XIX, quando uma onda imperialista (chamada também de neocolonialista) resolveu se apropriar do continente, dividindo o seu território entre muitos outros países.
Por causa disso, muitos conflitos internos começaram a acontecer, ou em busca de independência, ou entre povos rivais em busca de controlar um mesmo território. Apesar de antes da colonização também haver disputas territoriais na África, elas não eram tão sangrentas e intensas como são atualmente.