História, perguntado por liviaviaro, 7 meses atrás

porque o colapso da União Soviética era previsível​

Soluções para a tarefa

Respondido por ADM4545
1

Resposta:

colapso econômico e político da União Soviética foi uma surpresa apenas para a CIA, os soviéticos e seus companheiros de comunismo no ocidente. Para pessoas como o Dr. Vladimir Mau, que seguiu a direção do desenvolvimento econômico e político na URSS de dentro do Leviatã socialista, era óbvio que o desastre estava chegando, e rápido.

Em A História Política da Reforma Econômica na Rússia, Mau expõe a história de um insider, o relato de uma importante testemunha. Ele fazia parte da equipe de economistas soviéticos que trabalhavam nas reformas econômicas do presidente Gorbachev no Instituto de Economia da Academia de Ciências da URSS.

Como qualquer história de quem fez parte do governo soviético, o livro do Dr. Mau é altamente tendencioso, pois ele toma partido e é um fervoroso defensor da liberdade econômica e política.

Neste, a análise começa com uma breve história de tentativas anteriores de reformar o socialismo soviético. Assim, ele mostra que as reformas seriam introduzidas apenas como último recurso para salvar o comunismo e não para abandoná-lo.

A tragédia social conhecida como Revolução Bolchevique de 1917 não foi um evento isolado na história da Rússia, afirma o Dr. Mau. “O estado tradicionalmente desempenhou um papel importante na economia russa…”.

Por fim, como regulador burocrático, o estado foi predecessor direto do socialismo. “Não sem razão”, escreve o Dr. Mau:

Foram as formas básicas de centralismo econômico, mais tarde elevadas ao absoluto pelos bolcheviques, determinadas e testadas na prática pelos governos pré-revolucionários russos, tanto czaristas quanto provisórios.

Perguntas interessantes