Porque nos Presídios, a maioria dos presos são negros ou pardos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um dos motivos pode ser a *injustiça* pois muitos negros e pardos são julgados, caluniados por um crime que muitas vezes não foram eles que causaram, mas devido a história arcaica da sua cor de pele logo são julgados como ladrāo.
Um outro motivo, pode ser a situação financeira dos Negros que é baixa, e muitas da vezes ter que roubar o de comer para alimentar sua família e assim sendo preso.
Resposta:
Embora correspondam a 52% da população brasileira, (segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), os negros são as vítimas em 75% dos casos de morte em ações policiais; pretos e pardos correspondem a 64% dos desempregados e 66% dos subutilizados; e a chance de um jovem negro ser vítima de homicídio no Brasil é 2,5 vezes maior do que a de um jovem branco. Os números são estarrecedores e escancaram como o racismo atinge diretamente a vida da população negra. Essa cadeia de desigualdade também caracteriza o sistema carcerário no país.
Dados do 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que, historicamente, a população prisional do país segue um perfil muito semelhante ao das vítimas de homicídios. Em geral, ela é composta de homens jovens, negros e com baixa escolaridade. Apenas em 2019, para citar um exemplo mais recente, os homens representaram 95,1% do total da população encarcerada, enquanto as mulheres 4,9%. No que se refere ao gênero, portanto, existe uma sobrerrepresentação masculina na população prisional. Acrescenta-se a esse cenário o fato de grande parte dos encarcerados se encontrarem em situação de prisão provisória
Explicação: