História, perguntado por felipeaugustos78, 1 mês atrás

Porque nos anos 80, o Brasil vivia no sofrimento e os estados Unidos viviam na economia e e potencia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por MilkShake617
1

BRASIL:

Ainda ao início dos anos 80 do século passado o Brasil vivia a ditadura militar. Porém, o presidente Ernesto Geisel, já desde o final da década de 70, acenava para a criação de condições de uma abertura política “lenta, gradual e segura”, a qual deveria levar o país, futuramente, a algum tipo ainda não claramente definido de governo civil, o que pressupunha o fim do militarismo (MARQUES e REGO, 2005). Ao longo da década de 80, pressões por eleições resultou no movimento de “Diretas Já”, um envolvimento cívico de várias camadas da sociedade, o qual contou com a participação de intelectuais, artistas, pessoas ligadas à igreja (e outras religiões que não a Católica), partidos políticos (que se formavam como o PT, PMDB e PSDB), entre tantas personalidades políticas.

EUA:

Ao longo da década de 1980, os EUA sofreram um período de instabilidade econômica justificado, principalmente, por sua ineficácia em responder a novos concorrentes que surgiam no mercado internacional. Nessa década, países da Europa Ocidental e Ásia, como Alemanha e Japão, conseguiram impor produtos a um baixo custo de produção aliado a alta tecnologia. Consequentemente, a economia estadunidense passou a perder espaço para tais concorrentes nos mercados interno e externo.

Para compreendermos melhor esse e outros aspectos que marcam a histórica norte-americana nos anos de 1980, devemos nos reportar a transformação ocorrida no inicio dessa década. Nas eleições presidenciais de 1980, o candidato democrata Jimmy Carter não conseguiu se reeleger e, com isso, teve que passar o cargo presidencial para Ronald Reagan, que lideraria os EUA durante os oito anos subseqüentes.

Perguntas interessantes