Porque no Brasil a burocracia contraria os princípios básicos da teoria da burocracia?
Soluções para a tarefa
Porque a burocracia praticada no Brasil é considerada excessiva.
Desse modo, podemos considerar que há um excesso de controle por parte do Estado, que é responsável por criar as leis e cobrar altas cargas de impostos.
Na prática, a burocracia dificulta o dia a dia do cidadão e rouba o mais precioso, que é o tempo. Veja um exemplo prático que mostra como o excesso de burocracia prejudica a vida do cidadão:
preenchimento de formulários públicos (em programas governamentais) com dados que não condizem com o perfil da pessoa.
Lute e conquiste os seus objetivos de vida!
Os princípios básicos da teoria da burocracia são que ela é um sistema eficiente para gerenciar grandes organizações. Também é hierárquico, com hierarquias claras e níveis de autoridade.
Por que a burocracia contraria esses princípios no Brasil?
- A teoria da burocracia foi introduzida pela primeira vez por Max Weber, um sociólogo e economista alemão. Sua teoria baseia-se na ideia de que uma organização terá um conjunto de regras e procedimentos formais para regular suas atividades;
- Isso é feito para garantir a consistência nos processos de tomada de decisão entre os funcionários;
- A teoria da burocracia é aplicada no Brasil há décadas, mas existem vários fatores que contrariam os princípios básicos da teoria da burocracia no Brasil;
- Um desses fatores é a falta de transparência no processo decisório que leva à corrupção e má gestão;
- Os teóricos da burocracia diriam que, se houvesse mais transparência, haveria menos corrupção e má gestão, porque as pessoas teriam uma compreensão clara do que estão sendo solicitados por seus superiores.
Entenda mais sobre a teoria da burocracia em: https://brainly.com.br/tarefa/14495098