porque não se deve secar totalmente a dentina antes de aplicar o adesivo? Classificação das Resina
Soluções para a tarefa
Não se deve secar totalmente a dentina antes de aplicar o adesivo porque a água é necessária para que haja fluidez suficiente que possa facilitar a penetração no dente.
Classificação das resinas compostas
As resinas compostas comumente são classificadas levando em consideração o tamanho das partículas, a quantidade e o tipo de carga, além do tipo de ativação. São elas:
- Macro: a partícula é maior do que 15 mm e suas cargas são quartzo, com 75% de carga;
- Micro: o tamanho fica em torno de 0,01 a 0,1 mm e suas cargas são sílica coloidal.
- Híbrida: a carga é de silicato ou vidro de bário, 76% de peso.
- Microhíbrida: são micropartículas misturadas com minipartículas, com carga de sílica de bário.
Controle químico do biofilme
Este tipo de controle se trata dos enxaguantes bucais e de todas as substâncias em geral que tentam controlar o biofilme e, em menor escala, prevenir a cárie.
É interessante ressaltar que é necessário cuidado ao aplicar este tipo de controle porque, dependendo da organização do biofilme, o agente microbiano pode não ter efeitos positivos. Isto ainda se torna mais complicado quando levamos em consideração que o biofilme se modifica fenotipicamente sempre que entra em contato com agentes antimicrobianos.
Sistemas Adesivos
Na odontologia, adesão se trata da união de materiais poliméricos à dentina e ao esmalte do dente. Este processo ocorre por meio de uma substituição de minerais do dente por monômeros resinosos, que se infiltram e se polimerizam nos poros criados.
Os sistemas adesivos podem ser condicionantes ou autocondicionantes. Estes últimos são aqueles que possuem em sua fórmula monômeros resinosos ácidos que se infiltram nos dentes ao se desmineralizarem.